Detox Mental, by Rute Caldeira


Estamos sempre muito atentos ao corpo, à nossa aparência mas por vezes escapa-nos a saúde da mente.

Passamos o dia acelerados, o ritmo cardíaco está intenso, a respiração é superficial e quando damos conta não há energia e em compensação temos uma valente carga de stress.

Existem formas muito rápidas e simples de reduzir a nossa aceleração mental e de através dessa "higiene interna" controlarmos as emoções, o cansaço e a falta de paciência para quem nos rodeia.

Ninguém à partida prescinde da higiene física, e começa a ser imprescindível não colocarmos de parte também a nossa higiene mental. A saúde da mente é a saúde do corpo.

Como cuidar então da minha qualidade de pensamentos e de mim?

De manhã acorda 10/15 minutos mais cedo. Recolhe-te num espaço onde possas olhar a rua, o nascer do sol. Faz 10 ciclos de respirações seguidas: inspira profunda e calmamente, retém o ar cerca de 7 segundos e deita fora vagarosamente (respirações nasais). Faz estas respirações de olhos fechados. Depois abre os olhos e volta a contemplar a imagem que tens à tua frente, esboça um sorriso e recorda 5 razões pela qual estás grato. 

Com este simples exercício levaste oxigénio ao cérebro, o que te permite ficar num estado tranquilo, reduziste o ritmo cardíaco e em simultâneo colocaste logo de manhã bons pensamentos na tua alma.

Se ao longo do dia deres conta que faltaste com a respiração correta, repete o ciclo de respirações, ele irá ser o teu melhor amigo na gestão de stress e no controlo das emoções.

Lembra-te que uma mente sã alimenta um corpo são!

Bom detox,

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.