5 bons motivos para ir ao Jardim Zoológico


Enquanto a Rosarinho anda "a banhos" lá para as terras do sul, hoje, venho contar-vos como correu a nossa "aventura" no Jardim Zoológico de Lisboa!

Este verão, as miúdas do Armazém de Ideias Ilimitada decidiram trocar um dia de praia por uma ida ao Jardim Zoológico de Lisboa. Uma visita que tínhamos em agenda há algum tempo, e já vão perceber porquê.

Antes de mais, digo-vos que há muito tempo que não ia ao Jardim Zoológico de Lisboa. Nem me lembro da última vez... terá sido ainda na infância da minha sobrinha, que faz este mês 24 anos!!!, ou até mesmo na minha!!! :-p

Mas adiante, que é de "macacadas e rugidos" que vos quero falar.

Passar um dia no Jardim Zoológico de Lisboa é entrar num "mundo" ao qual, nós que estamos diariamente fechados em escritórios, entre escritas e números e papéis e computadores, não estamos habituados, mas para o qual devemos ser consciencializados.

Por isso, sobre esta visita ao Jardim Zoológico de Lisboa, deixo aqui 5 boas razões para visitarem o zoo.

1 - Esta visita ao mundo animal (e botânico também) é uma excelente oportunidade para conhecermos um pouco melhor cada espécie, as suas origens, habitats e modos de vida. Lembrem-se que aqui temos contacto com espécies que, em crianças, só conhecemos dos desenhos animados (penso logo no Simba de "Rei Leão", ou no rei Julien de "Madagáscar"). Para além das apresentações – que estão reservadas à Baía dos golfinhos, Alimentação de Pelicanos, Apresentação de Aves em voo livre no Bosque Encantado e Apresentação de répteis – por todo o espaço do zoo, e para as demais espécies, existem painéis com informação básica sobre cada animal (como podem ver nesta foto do espaço da chita, que não quis nada com as miúdas e nos virou "a cara").



2 - Entrar no Jardim Zoológico de Lisboa é visitar um espaço com mais de 130 anos (portanto, um espaço centenário "no coração" da cidade, cuja missão é dedicar-se à conservação das espécies em risco e promoção dos seus habitats, para que possamos todos, e durante muitas mais gerações, continuar a VIVER com toda a biodiversidade que o planeta tem para nos oferecer. E, no desenvolvimento do seu trabalho, o zoo de Lisboa promove a investigação científica, programas de enriquecimento ambiental e de educação para a conservação. É, por isso, uma excelente maneira de despertar consciências para as questões da preservação da Natureza.



3 - E, depois de dois primeiros pontos mais "sérios", devo dizer que é um dia muito bem passado em família, ou com amigos, como foi o caso. É, sem dúvida, uma experiência diferente e que irá perdurar na nossa memória. As miúdas, acompanhadas pelo J que se dedicou ao registo fotográfico (obrigada! 😊), foram ao zoo com o objetivo de se inspirarem para uma novidade que estamos a preparar para a rentrée (já vos conto) e esse objetivo foi cumprido. Entre "macacadas e rugidos" ficámos ainda com mais certezas de que o que aí vem será uma aposta vencedora.



4 - Esta é também uma excelente forma de praticar uma atividade física. Sim, porque visitar o zoo está longe de ser uma visita em que tudo vem ter connosco. Os únicos momentos que proporcionam alguma paragem são as apresentações – de aves e dos golfinhos, às quais assistimos – e a hora da refeição – sim, além da zona de restauração à entrada do Jardim Zoológico de Lisboa, que é de acesso livre, existe um Parque de Merendas, onde se pode fazer piquenique. De resto, temos de ser nós a ir ter com os seus residentes e isso implica caminhar, e bastante. Até porque cada espécie animal ali presente é merecedora da nossa visita. Sim, até mesmo os répteis, que só me provocam arrepios! 😛



5 - Inspiração. Sim, porque aquele é um espaço capaz de inspirar até o mais crítico deste tipo de instalações. Independentemente das opiniões, acho impossível ficar-se indiferente ao Jardim Zoológico de Lisboa. E foi isso que fomos buscar ali, naquele sábado de agosto, inspiração para vos falarmos, e agora sim, da nossa próxima aposta para o Armazém de Ideias Ilimitada: Vamos ter uma rubrica dedicada aos animais! Mais precisamente aos nossos amigos mais domesticados, claro. Os "miau-miaus" e os "ão-ãos" vão ter espaço no blog a partir da rentrée! E estamos tão felizes! Para vos despertar um pouco mais a curiosidade para o que aí vem, dizemos apenas que os temas serão abordados por pessoas versadas no assunto, ou seja, veterinárias, e as estrelas que vão ilustrar cada post serão os NOSSOS melhores amigos de quatro patas, a minha Yuki, a Lua, o Ricky e outros tantos candidatos, ou quiçá até a Chloë e o Max podem fazer uma "perninha"! 😊 Por isso, já sabem, fiquem atentos à rentrée!

Portanto, já sabem, aqui pelo Armazém de Ideias Ilimitada encontrámos pelo menos 5 bons motivos para visitar o Jardim Zoológico de Lisboa! E vocês acrescentam mais algum? Contem-nos tudo!

Susana Figueira


Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.