O livro do momento - Receitas de Reis e Pescadores


Há duas semanas vivemos um final de tarde muito emocionante! Mas só agora conseguimos ter este post preparado para partilhar com vocês. 

Se há coisa que nos traz felicidade é assistir à concretização de sonhos! E a nossa querida Cláudia Silva Mataloto, a mulher linda por detrás da Fruta da Época, lançou o seu livro em parceria com Raquel Moreira (professora da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril ESHTE) no dia 14 de setembro no Festival Internacional de Cultura, de Cascais.

Receitas de Reis e Pescadores é muito mais do que um livro é a Memória e Património Gastronómico do Concelho de Cascais.

O lançamento desta obra magnífica (olhem que é mesmo!!! Aqui pelo blog estamos apaixonadas por este livro!), decorreu na Casa Sommer, em Cascais ao som do Cante Alentejano e dos sabores de algumas das delicias apresentadas neste livro, que recupera receitas de outros tempos com um toque da modernidade dos nossos dias.


Grupo Coral Estrelas do Guadiana


A brindar com Sopa Fria de Pepino


Vol-au-Vent de Bacalhau

Panadinhos de Polvo

Receitas de Reis e Pescadores é muito mais do que um livro de receitas e esse é um dos seus ingredientes para o sucesso. Esta obra editada pela Casa das letras (chancela do Grupo Leya), conta-nos factos verídicos que envolvem a Rainha D. Amélia, o Rei D. Carlos, Luís de Camões... partilha com os leitores uma investigação baseada em documentos históricos, em livros de gastronomia e em recolha de testemunhos de gentes de Cascais... é uma obra de "comer e chorar por mais"!

Desafiámos a Cláudia Silva Mataloto para uma breve conversa, que agora partilhamos convosco:

1. Como surgiu a ideia para a "receita" deste livro?
Surgiu do meu interesse pela gastronomia e a sua história e depois de ter constatado, enquanto aluna da licenciatura de Produção Alimentar em Restauração, da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE), que não existia um registo do património gastronómico do concelho de Cascais, onde resido e trabalho há vários anos.

2. Receitas de Reis e Pescadores foi um verdadeiro trabalho de equipa. Quem "cozinhou" o quê? 
Foi um trabalho de equipa entre mim e a professora Raquel Moreira, docente na ESHTE e contou com a colaboração, nas várias fases do projeto até à sua concretização - o livro - da Câmara Municipal de Cascais, da ESHTE, da Leya e de todos os que contribuíram para o seu conteúdo, desde as coletividades e associações, IPSS e entrevistados.  Todas as receitas foram testadas e adaptadas aos nossos dias pelos alunos e Chefs da ESHTE.

3. Qual o "ingrediente" secreto que te motivou ao longo deste processo de criação? 
O estar a fazer algo que perdurasse no tempo e fosse um registo para as gerações futuras.

4. Este livro é um "prato gourmet" com q.b. de história feito de "pitadas" de estórias... 
E é delicioso!!

Para finalizar a conversa pedimos autorização à Cláudia para partilharmos convosco uma receita do livro. Mas ela decidiu partilhar duas: Joaninhas de Cascais e a Empada de Congro e Funcho Marítimo, pelo seu enquadramento histórico e também pela sua atualidade.








 Este é meu !!!

 Com as autoras Raquel Moreira e Cláudia Silva Mataloto

Enquanto se espera pelo autógrafo...

 Com a minha linda mãe e a querida amiga Dora B.

...e com a futura colaboradora do blog... Annabell (novidades para breve)

As miúdas felizes!!!

Ficaram com vontade de comprar o livro? Ainda bem! Ele estará disponível nas livrarias a partir de dia 10 de outubro. Mas até lá participem no passatempo que está a decorrer no Instagram da Fruta da Época! Boa sorte!!!

Rosarinho

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.