Fruta da Época, by Cláudia Silva Mataloto


Os chutneys podem ser agridoces, picantes mais ou menos suaves. São feitos à base de fruta e legumes, ou ainda da mistura dos dois. Acompanham muito bem pratos de carne, mas podem também ser servidos sobre uma fatia de pão tostado ou com uma tábua de queijos.

Chutney de Medronho

Ingredientes:

1 kg de medronhos maduros
1 pimento vermelho
1 pimento amarelo
1 cebola roxa
1 limão (sumo)
4 colheres de sopa de açúcar mascavado
1 pau de canela
1 vagem de piripiri seco
Mistura de pimentas moídas na altura q.b.
50 ml de azeite
1 ramo de coentros

Modo de confeção:

Refogue a branco, no azeite, a cebola picada e os pimentos aos quadradinhos. Acrescente os medronhos inteiros e mexa alguns minutos para ajudar a desfazer os frutos, o pau de canela e o piripiri e o açúcar. Deixe reduzir até obter uma polpa. Tempere com o sumo de limão e a pimenta e acrescente os coentros picados. Envolva. Retire o pau de canela e guarde em frascos esterilizados.


O Medronho

O medronheiro é uma árvore frutífera e ornamental, que cresce selvagem, nativa da região mediterrânica e da Europa Ocidental. O medronheiro produz frutos comestíveis, designados por medronhos, bastante apreciados e que são usados na produção de licores e aguardentes destiladas.
A colheita do medronho é no final de outono, início do inverno (outubro e novembro).

Um estudo de 2014, da Universidade de Aveiro, confirma o medronho como um fruto com capacidade de evitar os radicais livres responsáveis por doenças como o cancro, de controlar os níveis de colesterol e de melhorar a saúde da pele e dos ossos.

Os medronhos são também famosos pela capacidade de provocar embriaguez e dor de cabeça a quem consome muitos, uma vez que quando maduros, possuem uma certa quantidade de álcool.

Cláudia Silva Mataloto


Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.