O Mundo dos Livros, by Anna


Em março deste ano, num almoço com a minha querida amiga (quase de infância) Anna, falei-lhe da vontade de ter, no blog um espaço especial dedicado aos livros (ainda não sonhava no Clube de Leitura - Livros à Sexta). A Anna vive em Manchester e trabalha na livraria Waterstones... bem a propósito! Ela achou a ideia interessante, mas pediu para pensar. E eu pensei... "se calhar não vai aceitar..." 

Pelo seu percurso profissional sabia que ela era a pessoa indicada para esta tarefa. Começou a trabalhar na Bertrand, do Centro Cultural de Belém em, 2001 e desde então os livros preenchem grande parte da sua vida! Ao longo destes 16 anos conheceu e tem trabalhado com pessoas que lhe incutiram, ainda mais, o gosto pelos livros. 

Confesso que a Anna teve uma quota parte de responsabilidade nesta minha paixão por livros (não sei se ela sabe). Para ela ler é "u
ma fantástica aventura, é algo mágico, que nos transporta a outra dimensão." E eu assino por baixo. 


Lembro-me que numa determinada fase da minha vida, influenciada por ela, lia muitos livros em inglês. O que era ótimo para não esquecer o que aprendia nas aulas. O verão era o pico da leitura. Os livros eram aqueles companheiros diários que preenchiam as manhãs de praia e as tardes no quintal dos avós. Grandes amigos! E como diz a Anna "são capazes de transportar-nos para outros mundos, muitas vezes mágicos. Um bom livro tem o poder de transformar o ódio em amor, a tristeza em alegria, o desapontamento em satisfação e até o fracasso em sucesso. A amizade de um livro é um bom remédio para a nossa alma." E hoje sei que fiz grandes viagens naqueles dias de teenager ansiosa por crescer.

A Anna é daquelas amigas que chega à nossa vida e fica para a eternidade, mesmo que em determinada altura o seu caminho se tenha traçado para além fronteiras. A distância não diminuiu o afeto e para além disso a tecnologia permite que tudo fique mais próximo, mais imediato.
Também existem livros assim... que chegam, nos arrebatam e vivem para sempre nos nossos corações. Para a Anna foi «O Conde de Monte Cristo», de Alexandre Dumas "pela obra-prima que é, pelos personagens carismáticos, pela história cativante que até hoje me fascina e não passa de moda" e «A Oeste Nada de Novo» de Erich Maria Remarque "talvez o melhor livro que li sobre o lado humano da guerra, a perda de inocência de jovens que lutaram na primeira guerra mundial, uma leitura que prende do principio ao fim."

Mas quem é a Anna, para além de ser uma GRANDE amiga minha e apaixonada por livros?  

"Sou uma pessoa fácil de lidar, que gosta de estar bem com todos, sensível, sonhadora e que dá muito valor à amizade. Adoro viajar, e claro ler. Mas em como tudo na vida nada é perfeito, sou por vezes muito teimosa e impaciente."



Ela vem visitar portugal, família e amigos, duas vezes por ano e isso permite-nos matar aquele sentimento tão complexo, chamado saudade. Em setembro no lançamento do livro de uma outra querida amiga, a Anna disse "SIM" ao blog! 

"O Mundo dos Livros, by Anna" terá presença mensal, aqui no Armazém de Ideias Ilimitada. 


"Quero partilhar com todos os leitores do Armazém de Ideias Ilimitada o meu gosto pelos livros. Mas só falarei dos que me marcaram ou poderão vir a marcar de forma mais significativa. Quero tentar manter uma certa variedade na minha escolha e espero dar a conhecer novos títulos e/ou autores ou levar os leitores a redescobrir alguns livros antigos."

Outra coisa que eu e a Anna temos em comum é que gostamos de ler de tudo um pouco: auto-ajuda, romances, história ou crime... 

"Basta ver um livro que me chame a atenção ou que alguém me sugira. Em casa tenho uma grande variedade de livros e só não tenho mais porque o espaço não chega. Muitas vezes compro ou emprestam-me. Mas o bom mesmo é quando as editoras nos oferecem exemplares antes de eles serem lançados no mercado!"

A grande estreia de "O Mundo dos Livros, by Anna" está agendada para novembro. E posso já adiantar o título escolhido: "A Sociedade Literária da Tarte de Casca de Batata", de Mary Ann Shaffer e Annie Barrows.

Ficaram contentes com esta novidade?

Rosarinho

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.