Doe Sentimentos Positivos – O Dia!

As-miudas-e-a-organizadora-Liliana-Patricio

Primeiro, abraçámo-lo. Depois, apresentámo-lo aqui. Em seguida, explicámos tudinho o que precisavam de saber para participar. A pouco e pouco, fomos tentando contagiar-vos. E quase quase a chegar o dia, voltámos à carga para vos mobilizar para este movimento.

O melhor de tudo? Doe Sentimentos Positivos - Portugal aconteceu! :-)

No passado domingo, 26 de novembro, aqui as miúdas e três dos poucos, mas maravilhosos, amigos que conseguimos 'contagiar' encontraram-se na estação de comboio da Parede, para rumarem a Lisboa. Destino: Jardim da Estrela!

O objetivo deste movimento solidário, de "gentileza urbana" - como a sua mentora, a Renata Livramento, lhe chama - é precisamente poder dar um sentimento de felicidade a alguém, no meio da agitação e da velocidade em que se vive hoje nos grandes centros urbanos.

E tenho que vos confessar uma coisa: esta foi a primeira vez que participei numa ação desta natureza e fiquei com a certeza de que já o deveria ter feito… desde sempre!

Sentimentos Positivos e... uma companhia maravilhosa

Mas voltemos à estação de comboios da Parede. Às miúdas juntaram-se o nosso parceiro dos Trilhos Nocturnos, Bruno Marcelino, que foi dos primeiros a aceitar o nosso convite, e a querida Margarida Rebelo que levou o seu sobrinho, Mateus, de 10 anos...

… e os Sentimentos Positivos começaram logo na viagem! Tenho que vos falar do Mateus! Que menino lindo! Que criança maravilhosa! Curioso, inteligente e, acima de tudo, a entrega com que encarou esta iniciativa! Tão bom de ver e sentir que é tão fácil incentivar sentimentos bons e positivos desde tenra idade!

Parabéns aos pais do Mateus, que têm com toda a certeza grande parte da responsabilidade na pessoa linda que estão a criar, mas também à tia Margarida, que o desafiou a vir connosco!

Doe-Sentimentos-Positivos-o-grupo

Mateus, esta é para ti: Aqui a miúda "Maria João" (Susie) ;-) deseja que não mudes nunca e que possas alcançar tudo aquilo que mais desejes na vida! :-)

11 pessoas, o Jardim da Estrela e muitos Sentimentos Positivos para dar

Chegados à estação de Santos lá fomos, a pé, até ao Jardim da Estrela, ponto de encontro com a Liliana Patrício, que se entregou de coração a dinamizar este movimento em Portugal, e as restantes pessoas lindas que aderiram ao nosso “pequeno” grupo.

Um pouco antes da hora prevista, estávamos todos juntos e a preparar a estratégia… qual estratégia, perguntam vocês? Exato. Não há. Não é preciso. É deixar fluir, é ser espontâneo, voluntário e fazer-se o que e como o nosso coração mandar!

O relógio marcava 11h00, dividimo-nos em grupos de 2 ou 3 e iniciámos a nossa "demanda" de distribuir Sentimentos Positivos pelos ilustres desconhecidos com quem nos íamos cruzando pelo jardim.

Fossem pais a jogar à bola com os filhos, ou no parque das diversões que por lá existe, ou casais apaixonados – alguns jovens, outros "jovens há mais tempo" :-) –, portugueses ou estrangeiros que já residem por cá, alguém a passear o seu amigo de 4 patas, ou ainda quem, simplesmente, corta caminho por aquele fantástico jardim da capital.

Doe-Sentimentos-Positivos-coracoes-amarelos
Os Sentimentos Positivos começaram logo na criação dos 💛 (estes da autoria da Sandra Tenrinho)

Esta experiência daria um belo estudo sociológico, tal a variedade de reações que fomos recebendo ao longo da manhã. Acho que posso dizer que a grande maioria tinha um breve momento de retração, logo nos primeiros segundos da nossa abordagem.

Depois, ouviam um: "Bom dia! Hoje é dia de doar Sentimentos Positivos! Posso oferecer-lhe um?" E aí sim, posso dizer-vos que foram muitos os que aceitaram os nossos corações amarelos e nos devolveram o sorriso, mas também houve outros tantos que fugiam e nem ouviam a abordagem até ao fim… caramba, acho que um ou outro fiquei 'pendurada' no "Bom…" :-p

Por várias vezes ouvimos "quanto é?" (tal é o hábito que temos enraizado de que ninguém da nada sem querer algo em troca), o que aumentava ainda mais o nosso sorriso ao dizermos "não é nada, estamos a oferecer"! E aí um sorriso rasgava-se do outro lado.

Uma experiência de encher o CORAÇÃO!

No entanto, para mim e para a Rosarinho, que juntas entregámos os nossos 72 corações amarelos cheeeeios de Sentimentos Positivos, com todas as letras dizemos: VALEU A PENA!

Doe-Sentimentos-Positivos-as-miudas

Paradas numa das entradas do Jardim da Estrela, já que ali teríamos a certeza de não estar a abordar alguém que já tivesse recebido um Sentimento Positivo, vemos entrar uma senhora – sim, "uma jovem há mais tempo" – com o seu cãozinho. Aproximei-me da senhora, disse-lhe que estávamos ali para doar Sentimentos Positivos e… tivemos a reação que fez tudo valer a pena!

Entre um abraço a cada uma das miúdas, algumas (contagiantes) lágrimas a que não resistimos e um "não imaginam como estava a precisar de ouvir estas palavras, meninas", ali, tivemos a certeza absoluta de como um simples gesto de gentileza, de bondade, de AMOR, pode fazer toda a diferença no dia de alguém! Ali, chorámos com a senhora, mas chorámos de alegria, de emoção!

E estou propositadamente a entrar num registo mais lamechas do que é normal, porque o AMOR é lamechas e há que assumi-lo sem medos! De peito aberto! Mas é, acima de tudo, MARAVILHOSO!
E estou a falar de toda e qualquer manifestação de AMOR: o amor entre um casal (hetero ou homossexual), o amor entre pais e filhos, o amor entre amigos/as, o amor de família e (o que mais falta neste mundo) o amor ao próximo!
Doe-Sentimentos-Positivos-os-ultimos-coracoes
O "momento Kodak" dos 2 últimos 💛 que entregámos!

Ali, confirmámos que, muitas vezes, basta um pequeno gesto para tornarmos este mundo num lugar melhor! Sim, nós sabemos que acordar cedo a um domingo pode ser muito "doloroso", mas, acreditem, no final do dia vocês também regressam cheios de Sentimentos Positivos e a transbordar FELICIDADE! Sim, com maiúsculas meeeesmo!
Para terminar, agradecemos à querida Liliana Patrício o facto de nos ter deixado embarcar nesta sua linda aventura de trazer o Doe Sentimentos Positivos para Portugal (na página do evento no Facebook podem ver como correu um pouco por todo país), e às suas amigas Sandra Tenrinho e a Helena Correia.

E agradecer àqueles que se deixaram "contagiar" pelas miúdas do Armazém de Ideias Ilimitada e disseram de imediato "sim" a este convite: ao Bruno Marcelino dos Trilhos Nocturnos, à Margarida Rebelo e ao seu maravilhoso sobrinho, Mateus, nossos companheiros nesta jornada, e à querida Elisabete Oliveira que trouxe consigo a Carla Sousa e a filha, Anaisa Sousa, e vieram de Vila Franca de Xira!

Ainda não temos números oficiais, mas só ali naquele pedacinho de Portugal, doámos cerca de 500 💛 cheios de Sentimentos Positivos em duas horas! Para o ano há mais! 😊

Susana Figueira

Doe-Sentimentos-Positivos-chloe-coracoes-amarelos
Sim, pode não parecer, mas até a Chloe foi Doar Sentimentos Positivos! 😊
Doe-Sentimentos-Positivos-grupo
Isto foi só o começo! 😍

Doe-Sentimentos-Positivos-coracoes-amarelos-a-chegada
As miúdas do Armazém fizeram e entregaram 72 💛

2 comentários

Anónimo disse...

E é destas atitudes que o Mundo necessita, dar voluntariamente sem esperar nada em troca... e existem tantas formas de DAR!
Parabéns pela iniciativa, seguramente que conseguiram contagiar Sentimentos Positivos ;)

Armazém de Ideias Ilimitada disse...

Foi de coração meeesmo que abraçámos este movimento! :-) Obrigada pelas palavras carinhosas e de incentivo!

Com tecnologia do Blogger.