Dress a Girl Around the World - um projeto apaixonante


Hoje venho até vocês de coração cheio! Quero muito partilhar, aqui, um projeto que descobri recentemente graças ao Lisboa Design Show e especialmente ao J. que já tinha assistido a uma reportagem na televisão e, tal como eu, apaixonou-se pela beleza e simplicidade deste projeto. 



Dress a Girl Around the World - um projeto apaixonante!

E porquê? Vamos lá explicar!

Dress a Girl Around the World Portugal oferece dignidade, proteção e esperança a meninas carenciadas

O projeto nasceu nos Estados Unidos em 2009, chegou a Portugal há um ano e três meses e já entregou 7800 vestidos em 14 países, a meninas que vivem abaixo do limiar da pobreza. Estes vestidos são confecionados com tanto carinho, que cada bainha, bolso, manga ou laço leva essa energia além-fronteiras. Acredito que elas sentem esse amor! E sentem muito mais... sentem que alguém se preocupa com elas, que alguém as valoriza! Cada vestido tem uma etiqueta com o logótipo do projeto e parece que esse simples pormenor funciona como escudo protetor, afastando os predadores sexuais, uma vez que acreditam que a criança está ligada a uma Organização Não Governamental (ONG).




Foto retirada da página de Facebook do projeto


Dress a Girl Around the World Portugal reúne um conjunto de pessoas e organizações inspiradoras

Este projeto tem como embaixadora uma mulher fantástica e verdadeiramente inspiradora, a Vanessa Campos, com quem tive o prazer de conversar. O entusiasmo que a move é contagiante. Dress a Girl Around the World Portugal respira voluntariado. A matéria-prima, a confeção e a entrega dos vestidos dependem única e exclusivamente do espírito solidário de quem está envolvido. Os voluntários doam o seu tempo, saber e amor à causa. Acreditam e vestem, não o vestido, mas a camisola! Um bom número destes voluntários são seniores que encontram na máquina de costura uma amiga, provando o quanto o seu trabalho ainda faz a diferença na sociedade. São várias as ONG  e pessoas envolvidas no terreno que distribuem os vestidos pelas meninas mais carenciadas. E acreditem que estes voluntários acabam por receber muito mais do que aquilo que dão. Porque  a gratidão de uma criança, a sua felicidade e dignidade não têm preço. E isso é notório nas fotos que exibem os seus sorrisos rasgados! A entrega dos vestidos é documentada em fotografias e/ou vídeos que chegam ao Dress a Girl Around the World Portugal provando, assim, que tudo chegou ao seu destino.







Foto retirada da página de Facebook do projeto

Dress a Girl Around the World Portugal tem vários ateliers espalhados pelo país... e um é na minha terra... Cascais

Por todo o país existem ateliers de costura solidária. Dos Açores à Covilhã, de Matosinhos a Faro... Nestes locais, os kits previamente preparados transformam-se em vestidos coloridos, bonitos e bem confecionados. Não tenho jeito nenhum para a costura, mas assim que soube que em Cascais havia um atelier tive de ir espreitar. Quis ver de perto este trabalho: ouvir o barulho das máquinas a costurar a felicidade, testemunhar a alegria de quem está envolvido, e perceber que na cave da The Craft Company, costura-se amor. Sacha Egreja dona da loja disponibiliza o seu espaço para estes encontros, é a sua forma de abraçar o projeto.






Dress a Girl Around the World Portugal precisa da nossa ajuda e é tão fácil ajudar

Qualquer um de nós pode fazer a diferença na vida de uma menina, seja ela da Gâmbia, de Cabo Verde, do Quénia... Basta oferecermos o nosso tempo (para quem domina o dom da costura, pode fazê-lo a partir de casa, ou associar-se a um dos ateliers) ou doarmos tecidos novos de algodão, elástico (de 8 a 10 mm), linha (algodão ou poliéster), trapilho de algodão, cuequinhas novas (do tamanho 2 ao 12) ou milhas da Tap Portugal. 






Dress a Girl Around the World Portugal vai mais longe

Porque os meninos também merecem, porque desde o início que este projeto sabia que iria ter um projeto irmão, porque os voluntários pediram, surgiu o Short for Boys Around the World. E assim, são distribuídos calções a meninos dos mesmos países carenciados.




É a simplicidade deste projeto que o torna tão especial! Ele não envolve dinheiro Dress a Girl Around the World Portugal envolve pessoas,  amor, dedicação, tecidos e linhas, diferentes gerações, carinho e envolve, sobretudo, esperança


Foto retirada da página de Facebook do projeto

Podem acompanhar todas as novidade na página de Facebook do projeto 

As miúdas já doaram tecidos... porque não têm jeito para a costura!!
E vocês?


Rosarinho

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.