Latidos & Miados, by Dani e Viviane


E finalmente é chegada a hora de publicarmos o primeiro texto da rubrica "Latidos & Miados"!! Um cantinho muito especial do nosso blog dedicados aos nossos amigos de quatro patas.

Aqui, já tínhamos contado como iria ser esta rubrica animal-friendly, powered pelas veterinárias Dani e Viviane :)

Cada texto terá um ou dois protagonistas que irão dar a cara... ou melhor, o focinho pela temática! 

Esta primeira abordagem tem como tema o prurido (coceira). A Yuki (cadela da miúda Susana Figueira) e a Blanca (gata da nossa querida protetora de animais, Sandryna) aceitaram o convite, sem cobrarem honorários ;) para serem as estrelas desta grande estreia de "Latidos & Miados".

Yuki | 4 anos
O meu nome é de influência japonesa, já que a neta do meu tutor gosta muito da cultura nipónica, mais concretamente de manga e anime. Dizem por aí que significa 'neve', daí a escolha, já que tenho uma cor muito clarinha, mas eu sei que também existem algumas personagens de animação japonesa com o meu nome ;-) Apesar de estar muito sossegada nestas fotos, tenho energia para 'dar e vender', salto muito alto e gosto muito de brincar com uma bola... Ok, já estraguei a bola, mas... mas... não era para rebentar?! Ah, e sou cruzada de pit bull e sou linda, não sou?! :-)



Blanca | 3 anos
Fui resgatada das ruas há 2 anos. Entrei no escritório da Sandryna para procurar comida e gostei tanto do espaço que fiquei por lá 4 dias. A intenção da Sandryna era dar-me para adoção responsável mas eu acabei por conquistar o coração da família. Adoro dormir sobre as almofadas e fazer companhia aos meus tutores durante os programas televisão. Como tenho pelagem clara não vou para a rua e mesmo em casa coloco protetor solar, não quero ter problemas de pele, no futuro. Os meus tutores colocaram uma tela na minha janela preferida para eu estar sempre protegida.



Mais uma vez agradecemos à Dani e à Viviane, as nossas veterinárias de serviço por terem aceite este desafio

******


Muitos donos se deparam com seus animais de estimação com a tal “coceira”, que os incomoda.

O prurido indica que está havendo algo de errado nessa pele. Pode ser algo simples como: picada, pele seca, bactéria, fungos, presença de ectoparasitas (carrapato ou pulga).

Bem mais de 50% dos casos de prurido, decorre de causa dermatopática e pode estar relacionado a doença sistêmica de base: metabólica, neuropsíquica etc...

O animal pode ter o prurido, sem lesões na pele, que geralmente se manifesta em animais atópicos. Ou pode ter prurido causado por dermatites trofoalérgicas, que se manifesta quando o animal nasce com deficiência na barreira da pele. Assim, a pele entra em contato com fatores externos (alérgenos), reage ao contato e inicia o prurido.


O prurido pode ser classificado por agentes:

Desencadeantes: ácaros, insetos, venenos, vegetais, fármacos, alérgenos, corantes, flavorizantes, psiquismo, fungo.

Perpetuantes: calor, frio e fricção, químicos (xampus, sabões), roupas (lã ou acrílico), exercício, inatividade e sudorese.

Resumindo, os donos deverão ficar atentos e procurar um especialista na área, pois o prurido pode intensificar o quadro e agravar cada vez mais. O especialista fará exames laboratoriais e clínicos. A “coceira” não deve ser tratada como algo comum, temos de procurar saber a sua causa primária, para curarmos ou controlarmos.

Atenção, porque felinos e caninos têm diferentes formas de se coçar. Os felinos, geralmente, se coçam lambendo excessivamente, por a sua língua ser áspera e ele consegue remover sujidades da pele. Em casos extremos, ele usa as unhas para se coçar. Os caninos coçam realmente com as unhas, assim escoriando mais a pele. Mais para frente falaremos sobre cada dermatopatia.


Fizemos uma introdução de “coceira”, assim podemos depois discutir doenças que causam o prurido.

Danielle Reimer Sampaio (Dani)
Dermatologia - Clínica Geral
(este texto está escrito em português do Brasil)

******
Se tiverem alguma dúvida podem enviar-nos um mail que nós reencaminhamos para as nossas queridas veterinárias :) E se quiserem que o vosso mais fiel amigo seja uma das estrela do blog, é só enviarem-nos fotos!

O que acharam das nossas protagonistas? E consideram esta informação útil para os vossos queridos peludos?

Rosarinho

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.