Resoluções para o ano novo e Dot Journaling

Livro Dot Journaling e caderno dourado

Já fizeram a vossa lista de resoluções para 2018? 
A minha não é muito extensa... até porque algumas das resoluções são apenas hábitos a manter... Mas existe um item novo e chama-se "Dot Journal", ou se preferirem "Diário em Tópicos" ou "Bullet Journal"... Trocando por miúdos trata-se de organizar num só caderno, a agenda, a lista dos afazeres, o diário e muitas outras coisas.

Ao longo deste ano fui seguindo o tema do Dot Journaling e fui sentindo que tinha tudo a ver comigo. Eu já me considero uma pessoa organizada, mas sei que posso melhorar. Ter tudo ao alcance de um único caderno, criado à minha medida, parece-me uma solução perfeita.

Neste trabalho  de pesquisa tive duas grandes inspirações: o livro da Rachel Wilkerson Miller "Dot Journaling a Pratical Guide" e a Maki do blog "Desancorando"

Assim de repente parece uma tarefa hercúlea, porque ficamos perante um caderno em branco com pontinhos (Sim! Não tem linhas nem quadrados... tem pontinhos) e temos de começar a criar um índice, uma legenda, uma lista com datas importantes, a agenda para 2018 (mensal, semanal ou diária), as listas de afazeres, as páginas para o nosso diário... enfim, é tudo feito por nós. O que é fantástico, porque podemos criar à nossa medida, mas exige disciplina!

Caderno para dot journaling com caneta

Houve uma amiga que me perguntou: "E tu ainda tens tempo para isso? Não seria mais fácil comprar uma agenda?" Mais fácil até poderia ser, mas este método é certamente mais criativo e vai-me ajudar a poupar algum tempo, porque os meus dias ficarão mais organizados. 

A verdade é que com este meu Diário em Tópicos consigo ter tudo reunido num só caderno. Já não vou precisar de ter post-it espalhados por tudo quanto é sítio, e até o meu Diário de Imagens vai passar a residir neste novo caderno. Nunca vos falei do meu Diário de Imagens? É lá que colo fotografias de momentos especiais vividos semana a semana, onde escrevo o que me vai na alma, onde colo bilhetes de espetáculos ou frases inspiradoras, onde guardo pequenos papéis com mensagens amorosas, postais... enfim é um pedacinho da minha vida.

um diário em imagens

Sou uma pequenina aprendiz em Dot Journaling, por isso não vou desenvolver mais o tema, mas se ficaram com vontade de embarcar nesta viagem, podem seguir o blog da Maki que fala na primeira pessoa sobre a sua experiência ou adquirir o livro da Rachel Wilkerson Miller. Existe em Português do Brasil ou em inglês e podem adquiri-lo na Amazon. Eu encomendei o meu na RG Livreiros em Cascais (versão inglês... boa desculpa para treinar um pouco a língua de Sua Majestade).

Ao longo do ano vou dando-vos conta desta minha aventura. Para já, posso adiantar-vos que tenho o caderno, as canetas, várias washi tape (fita adesiva japonesa colorida e com diferentes estampagense esta semana vou começar a organizar o meu Dot Journal, porque já faltam poucos dias para a chegada de 2018.

canetas e washi tape para dot journaling


Uma coisa vos digo, sou muito certinha em levar as minhas resoluções até ao fim!

Quem é que já é pro em Dot Journaling? Como está a ser a experiência?

Rosarinho

2 comentários

fourdogs4me aka Marina disse...

Quando eu "for grande", quero ter metade dessa tua energia infindável...beijinhos e um 2018 organizado e, sobretudo, muito feliz.

Armazém de Ideias Ilimitada disse...

Querida Marina, já tenho o mês de janeiro preparado. Ficou lindo!!! As washi tape deram um toque muito especial ;)
Feliz 2018 para ti!!
Beijinhos

Com tecnologia do Blogger.