O meu Dot Journal #1


Já passou um mês desde que comecei o meu "Dot Journal"! E achei que estava no hora de vos dar algum feedback. Lembram-se que esta foi uma das minhas resoluções para 2018, certo? E tal como escrevi, na altura, eu sou muito certinha no que diz respeito a resoluções de final de ano (até enjoa!!!).  Sendo assim, o meu "Diário em Tópicos" ou "Bullet Journal", como lhe queiram chamar, está a todo o vapor! Deixo-vos com as 4 etapas que me ajudaram no arranque desta aventura.


1ª Etapa - Enfrentar as  páginas brancas com pontinhos? E Agora?

Não posso dizer que tenha sido muito assustador (foi só um bocadinho). Depois de ter lido o livro da Rachel Wilkerson Miller "Dot Journaling a Pratical Guide" fiquei mais tranquila. Ela sugere que de início mantenhamos as coisas simples e se nos enganarmos não vale a pena ficarmos a matutar no assunto e com aquela ruga na testa!  Na verdade existem alguns truques para resolver o incidente!!! Isto para mim é um grande desafio, porque eu adoro ver tudo bonitinho. Já tive de fechar os olhos a algumas letras mal desenhadas e a borrões de tinta. A beleza da imperfeição!

2ª Etapa - Escolher o planeamento semanal

Existem muitas hipóteses para as nossa páginas semanais (weekly spreads) Senti-me um pouco indecisa... Mas depois escolhi a opção de layout com múltiplas colunas. Fez-me sentido, tendo em conta as minhas dinâmicas. Mas esta é a parte gira do Dot Journaling... podemos ir adaptando o nosso diário às nossas necessidades. Por enquanto estou satisfeita. Numa página tenho os dias da semana e na outra página tenho uma coluna para as "tarefas", uma para as "notas" e uma coluna especial para o "blog".  Até agora está a dar certo, mas estou com vontade de experimentar outro tipo de planeamento, lá mais para a frente. Adoro construir a minha semana.



3ª Etapa - Definir os conteúdos do meu Dot Journal

Para além do planeamento semanal, decidi que me faria sentido ter páginas anuais para colocar datas importantes (aniversários, feriados, eventos, prazos...) optei por colocar 3 meses por página e acho que resultou muito bem! 

Decidi que seria importante começar a perceber os meus hábitos mensais (leitura, exercício físico, meditação, etc., etc.). Acreditem que é uma forma excelente de percebermos o que estamos a deixar para trás! É um alerta! E já percebi que em janeiro portei-me muito mal no que diz respeito ao exercício físico (não quero arranjar bodes expiatórios... mas a culpa foi de uma constipação malvada e de uma lesão que está em fase de cura).  

Como gosto de controlar as minhas contas reservei umas páginas financeiras

O meu diário de imagens passou a ter lugar no Dot Journal (já estamos no campo da personalização). Todas as semanas colo fotografias de momentos importantes, para rever sempre que me apetecer. E sabe tão bem! As fotografias saem do computador para as páginas do meu caderno!

Achei que também seria interessante escrever sobre as coisas boas que acontecem todos os dias e para isso reservei mensalmente duas páginas para os "Wins" ;) Ah! E ainda guardei mais um par de páginas para a escrita reflexiva.




4ª Etapa - Organizar semanalmente 

Para levar este projeto a bom porto sei que tenho de ser muito disciplinada. Reservo, sempre, uma hora ao domingo para organizar a minha semana e desenhar as semanas futuras.  Tenho de ter o planeamento semanal preparado com várias semanas de antecedência... Percebi isso logo desde o início. Já estou a agendar coisas para meados de março. O meu planeamento semanal está criado até dia 11/03. 

Que mais vos posso dizer? Sou uma aprendiz dedicada! Isto é um mundo criativo sem fim! Um mundo cheio de possibilidades. Fico doida quando dou uma espreitadela no Pinterest para me inspirar. Mas vou com calma, ainda sem muita coragem para arriscar e mantendo as coisas simples. A beleza desta aventura, é que não existem regras e a criatividade anda à solta pelas páginas do meu "Diário em Tópicos".

Se quiseres explorar este assunto, deixo-vos aqui o blog da Maki "Desancorando" e o Instagram da Dudinha.

Para o mês que vem há mais!
Vocês estão com vontade de entrar nesta aventura? 

Rosarinho

2 comentários

Bruno Ribeiro disse...

Sou um fã de planeamento analógico e digital. A disciplina é algo muito complexa se não for levada a sério, e se não tiver um significado para quem a faz.

Eu dou por mim a planear a semana no Domingo, como tu Rosário, nas plataformas online, para que o nosso fiel telemóvel nos avise dos compromissos, mas sinto-me obrigado a pegar no caderno que me acompanha todos os dias, e rabiscar algumas tarefas, ou alguns objectivos para a semana.

Com a equipa é a mesma coisa, reunião semanal obrigatória, rever e planear. Definir objectivos a curto, médio e longo prazo!

Sabes o que é frustrante? é que quem não entende, pensa sempre que é tempo que se está a perder.

Essa é a maior luta!
Mas dou-te os meus parabéns, vou seguir e dar-te forças para manteres essa disciplina!

Armazém de Ideias Ilimitada disse...

Bruno esta tem sido uma experiência fantástica. Para mim é muito importante ter tudo organizado. Tenho sempre tantas tarefas, encontros, reuniões, lembretes... Sermos organizados é meio caminho para não deixarmos nada para trás e mantermos o foco. Nunca é uma perda de tempo ;) Conto contigo desse lado para não me ires motivando! E continua assim!
Beijinhos

Com tecnologia do Blogger.