Expedição ao Trilho da Telhada

simbologia percursos pedestres

Para este mês, os nossos parceiros e amigos da Trilhos Nocturnos sugerem uma viagem de comboio até Vila Velha de Ródão. Mas não pensem que o passeio é só de comboio!!! Não! Também vão andar de autocarro... e caminhar, claro! 

Nós já vivemos uma aventura nesta linda vila, lembram-se? Fizemos o Trilho dos Grifos!

No dia 18 de março, o ponto de encontro será às 07h30 (sim, leram bem), na estação Gare do Oriente. Mas o dia promete muita aventura! Uma verdadeira expedição que só terá fim, lá para as 22h00! Ou seja, um dia em grande, com a garantia do São Pedro, de que do céu nem uma gota cairá. Vamos lá esmiuçar esta Expedição ao Trilho da Telhada.


1. De comboio até Vila Velha de Ródão

Grande parte da viagem de comboio será ao longo das margens do Rio Tejo.  Garanto-vos que se vão apaixonar pelas paisagens ribeirinhas. Será uma verdadeira ode à natureza. Aproveitem porque este momento é mesmo muito especial. Relaxem, contemplem e agradeçam cada minuto passado nesta viagem de comboio. Para além de viverem e sentirem o rio será uma excelente oportunidade para conhecerem os vossos companheiros de aventura.


Linha do Comboio Ródão


2. De autocarro até ao Trilho da Telhada

Terminada a idílica viagem de comboio serão recebidos pela gente da terra e pelos profissionais do Posto de Turismo. E é neste ponto que será feito um briefing sobre a vossa aventura. E logo de seguida começa a viagem de autocarro até ao Trilho da Telhada, onde a caminhada terá início. Depois de  duas horas e tal sentados, está na altura de dar corda às pernas!

3. Sobre o Trilho da Telhada

Este trilho de 10 km será feito por caminhos rurais. De destacar um troço de uma ancestral via que atravessava o Rio Tejo, ligava a Barreira da Barca, Perais, à Lomba da Barca, no concelho de Nisa. Pela margem direita deste caminho enaltecia-se a íngreme Barreira da Barca até ao planalto do Canto do Ferreiro. Passaria, ainda pela Eira dos Ratinhos onde, segundo se conta, os grupos de homens e mulheres, que se dirigiam para as ceifas no Alentejo, se juntavam antes de atravessarem o Rio Tejo. Esta antiga via fazia a ligação entre este ponto do Tejo e Castelo Branco, passando por Cebolais, Vale de Pousadas, Vidigueira e Castelinhos (povoado da idade do ferro, romanizado). Este é um percurso circular, de grau de dificuldade 2.5 (de 1 a 5). Já sabem que devem levar roupa e calçado confortável, água e marmita para o almoço... prevê-se um alegre piquenique... Ou se preferirem um passeio de barco pelo Rio Tejo (o valor deste passeio não está incluído no valor total do evento).


4. Antes do regresso a casa

Antes de descansarem os vosso corpinho no comboio (de regresso) ainda terão de encontrar forças para uma visita à Sala de Arqueologia e ao Lagar de Azeite de Vila Velha de Ródão (também já lá estivemos), com direito a prova de azeite! Temos a certeza que vão adorar!

Lagar de azeite de Vila Velha de Ródão

5. Coisas práticas

O valor total desta aventura é de 30€ por pessoa. As crianças, até aos 12 anos, só pagam 15€. Estes valores incluem seguros de Responsabilidade Civil e Acidentes Pessoais. Vá toca a enviar o mail para garantir a vossa inscrição: trilhosnocturnos@gmail.com. Se quiserem saber mais ou caso tenham algumas dúvida, telefonem ao Bruno Marcelino (938953685) ou ao Jorge Marcelino (966033543).


Ficaram com vontade de participar nesta expedição?

Rosarinho

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.