Mais Sentimentos Positivos

grupo da caminhada e meditação na Quinta do Pisão

Escrevo enquanto tenho todas as emoções à flor da pele. Apesar de este post só estar agora online, escrevi-o no sábado, depois do nosso evento "Mais Sentimentos Positivos". Tudo conspirou a nosso favor: o tempo (obrigada São Pedro pelas tréguas), às pessoas fantásticas que se juntaram ao blog, à Trilhos Nocturnos, à Liliana Patrício e à causa que apoiámos ("Vamos ajudar a Constança"), à natureza que nos brindou com o seu esplendor (obrigada Quinta do Pisão); ao André Mendonça, o nosso fotógrafo de serviço, que captou os momentos mais emotivos (afinal é de emoções que este evento trata); e à Cláudia Silva Mataloto (Fruta da Época), que fez as bolachinhas com o sabor do blog para acompanhar com um chá de canela que nos aconchegou o coração e a alma.


meditação na Quinta do Pisão

Se bem se lembram, Mais Sentimentos Positivos era sobre meditar, caminhar, estar na natureza e ajudar. Este evento teve origem no dia Doe Sentimentos Positivos (não vou escrever muito sobre o modelo deste evento e como ele surgiu nas nossas cabeças, porque está tudo explicado nos links anteriores, que vocês podem espreitar). Quero muito partilhar o que aprendi e as crenças que reforcei nesta manhã de sábado.

Atenção plena aos cinco sentidos

Houve uma palavra que dominou as pequenas palestras da Liliana (no início do evento e antes da meditação) - Mindfulness - a atenção plena. E foi isso que fizemos durante a primeira parte da caminhada, em silêncio. Estivemos atentos à natureza, aos sons, aos cheiros, às diferentes texturas das plantas, dos troncos das árvores ou ao fresco da água corrente. Por um minuto parámos junto a uma pequena ribeira, fechámos os olhos e deixámo-nos embalar pela sua musicalidade, que nos acalmou e relembrou que somos 80% água (e o paladar? Esse estava reservado para o fim do evento). O que eu vos quero dizer é que com este nível de atenção plena, conseguimos viver o AGORA. E é no AGORA que vivemos, ou deveríamos de viver, mas eu falo por mim... Passo muito tempo no futuro. Tomar consciência desta importância, enquanto ouvia a água seguir o seu curso, reforçou a minha crença na riqueza de viver o momento presente. Porque é a única coisa que temos como garantida na nossa vida.

Mindfulness na Quinta do Pisão

caminhada na Quinta do Pisão

As férias de 1 minuto

Fiquei a saber que por dia consigo ter 5 minutos de férias! Verdade! Quando estamos num estado meditativo, tiramos férias de tudo e apenas estamos connosco. Focados em nós e em conexão plena com o nosso ser. E estas férias podem ser gozadas em qualquer lugar: no nosso quarto pela manhã, numa casa de banho durante o dia de trabalho, na praia, na serra, a fazer uma corrida, sozinha ou no meio de uma multidão. Porque quando damos atenção ao nosso corpo, quando nos focamos em nós e na nossa respiração já estamos a meditar. Por isso, se quiserem, podem tirar umas férias de 1 minuto todos os dias! E se nesse período os pensamentos se quiserem juntar às vossas férias, agradeçam a sua amabilidade deixem-nos ir, porque eles não são necessários. Estar de férias sozinha, em pleno estado de amor-próprio, é o melhor presente que nos podemos oferecer. Confiem que tudo irá fluir muito melhor. A Liliana Patrício dá-vos uma ajuda para iniciarem esta prática 


meditação na Quinta do Pisão


Mindfulness na Quinta do Pisão

Meditação na Casa da Eira na Quinta do Pisão

A importância das emoções

Todos nós experimentamos as mais diferentes emoções ao longo de um só dia. Elas fazem parte de nós e do mundo que nos rodeia. O importante é sabermos lidar com elas. No sábado, falámos do medo e da raiva. Quem nunca sentiu raiva? Quem nunca sentiu medo? Somos seres humanos, faz parte. O importante é compreender, aceitar e não nos deixarmos bloquear. Ao termos consciência destas emoções já estamos a caminhar no sentido de as trabalhar. O medo é importante para que a coragem nasça em nós e a raiva pode dar lugar ao perdão... Que, por sua vez, abre o caminho para o amor.


casa da eira, quinta do pisão

Casa da Eira na Quinta do Pisão

Casa da Eira na Quinta do Pisão

O sorriso encantador da Constança

"Mais Sentimentos Positivos" terá sempre uma causa associada. Desta vez, foi a Constança que conquistou o nosso coração. Esta menina de sorriso encantador nasceu com síndrome de Rett ("doença neurológica que ocorre quase exclusivamente em crianças do sexo feminino"). Mas o que me chamou a atenção na Constança não foi a sua doença, mas sim a sua energia, a sua paz, a sua beleza, a forma como os seus olhos comunicam connosco. A Constança é uma pequena guerreira. A sua família acredita no poder do amor e isso faz toda a diferença. Senti-me pequena ao lado desta grande menina. Às vezes, fazemos tempestades sem razão, queixamo-nos de barriga cheia... Olho para a Constança e só me apetece agradecer por a ter conhecido. Sabemos que podemos fazer mais por ela e por isso ficou a promessa de uma futura caminhada para ajudarmos a Constança   


grupo da caminhada na Quinta do Pisão


E o paladar?

Por último, demos atenção plena ao paladar. Os melhores momentos da vida são à volta da mesa com amigos e família. E foi isso que aconteceu. A Trilhos Nocturnos levou o chá e a Cláudia Silva Mataloto levou as bolachinhas, que despertaram a nossa atenção para a laranja e para a pimenta-rosa. Todos juntos celebrámos (incluindo as papilas gustativas)!


bolachas da Fruta da Época

*****

Regressei a casa com muitos sentimentos positivos para partilhar. 
Pessoas lindas, que se cruzarem comigo, tenham cuidado, porque posso ter uma vontade enorme de vos abraçar e oferecer-vos um pouco desta energia de felicidade!!! Grata por ter abraçado este projeto! 


caminhada na Quinta do Pisão

ovelhas da Quinta do Pisão

caminhada na Quinta do Pisão


burros Lanudos da Quinta do Pisão


Rosarinho

2 comentários

Positive a Mente disse...

Que esta onda de energia de compaixão continue a contagiar MAIS corações, com MAIS SENTIMENTOS POSITIVOS <e

Armazém de Ideias Ilimitada disse...

Contamos contigo nesta missão de felicidade e amor :) Gratas por te termos nas nossas vidas!

Com tecnologia do Blogger.