O Mundo dos Livros, by Anna

Livro o Miniaturista de Jessie Burton

O Miniaturista
Jessie Burton

Após a sua publicação no Reino Unido, “O Miniaturista”, o primeiro romance de uma atriz inglesa, tornou-se rapidamente num dos maiores e mais inesperados sucessos de vendas dos últimos anos por ‘terras de sua majestade’. Foi declarado livro do ano em 2014, pela cadeia de livrarias Waterstones, e foi adaptado para a televisão como minissérie em 2017.

Com uma precisão admirável, a autora recria a atmosfera de Amesterdão do final do século XVII, um mundo áspero e rigoroso, onde as alianças burguesas enfrentavam o fanatismo religioso e a intransigência do poder estabelecido. Uma leitura inesquecível. Um drama intenso com uma aura de mistério profundamente cativador.

Num dia de outono em 1686, Petronella Oortman (Nella), uma jovem de 18 anos, bate na porta de uma casa senhorial num dos bairros mais ricos de Amesterdão. Nella trocou o meio rural e sem recursos, em que vivia, pela cidade, para ir viver com o marido, Johannes Brandt. Um homem maduro e comerciante abastado que vive na mansão em companhia da sua irmã solteira e dos seus fiéis servos. Como presente de casamento Johannes oferece à sua jovem esposa um objeto muito em voga entre as pessoas mais ricas daquela época: uma réplica da sua própria casa em miniatura, que Nella deve povoar com figuras criadas por um miniaturista desconhecido. No entanto, uma série de importantes revelações perturbadoras  levarão Nella a descobrir os segredos mais sombrios dos habitantes da casa, incluindo o seu marido e a sua cunhada, Marin.

A jovem Nella começa, com o passar do tempo, a suspeitar que as minúsculas figuras enviadas pelo miniaturista, com as quais vai decorando a sua casa de miniaturas, parecem antecipar-se ao comportamento das pessoas reais que elas representam. Não só refletem a realidade como parecem anunciar futuras tragédias.

Através de Nella e da casa de bonecas vamos descobrindo todos os segredos que esconde a família. Nella é, sem dúvida, uma personagem muito bem construída e a que mais cresce ao longo da história, revelando-se uma mulher corajosa que não se conforma com o que vai acontecendo à sua volta.

Nesta novela, as personagens femininas são, sem dúvida, aquelas que têm mais peso no enredo: desde Nella, que começa por ser uma personagem plana, apresentada como uma jovem ingénua e inexperiente, cuja única ambição é encaixar-se na sua nova família, passando pela jovem empregada e chegando à figura da sua cunhada, Marin, uma mulher inteligente e de forte personalidade, mas repleta de contradições.

Em “O Miniaturista”, a autora usa uma linguagem cuidadosa e meticulosa, talvez por isso o ritmo da história seja um pouco lento, mas a prosa da autora é envolvente e a história, com um leve toque sobrenatural e uma aura de mistério, flui sem esforço.

Encantadora e repleta de mistérios, esta é uma história magnífica de amor e obsessão, vingança e aparências.

Boas leituras!

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.