O robot mais querido de sempre está na Eilar

robot-mais-querido-de-sempre-esta-na-eilar-armazem-ideias-ilimitada-na-base

Estivemos a testar o robot mais querido de sempre... Aliás, testámos dois modelos! Nós somos assim. Tudo à grande! Eu tive cá por casa, durante duas semanas, o Deebot M88 (uma verdadeira nave espacial... já sinto saudades dele) e a Susana recebeu o Deebot M82, mais pequeno, mas nem por isso menos eficaz. E agora vamos contar como correu esta experiência e se vale ou não a pena investir num destes meninos. Vocês perguntam? "Mas como é que essa tecnologia foi parar aí a casa?" Estes robots especialistas em limpar o chão, foram cedidos pela Eilar. Lembram-se? Temos uma parceria com esta loja de Comércio Local (especialista na comercialização e instalação de cozinhas, eletrodomésticos, imagem e som...). Este post vai ser escrito a quatro mãos :) Eu e a Susana vamos contar tudo sobre as nossas aventuras e desventuras com o robot mais querido de sempre que está à vossa espera na Eilar.

Deebot M88

Para começo de conversa, este é um robot moderno e eficiente especialista em aspirar e lavar o chão. Coisa mais fofa! A minha casa nunca andou com o chão tão limpinho! O cotão foi coisa que desapareceu... Eu só penso naquelas pessoas lindas que têm cães e gatos. O Deebot é um verdadeiro sugador de lixo. E faz tudo sozinho, só temos que lhe dar as indicações corretas. 


Deebot a aspirar carpete

Novos hábitos de leitura

Isto de testar eletrodomésticos obriga-me a ler os manuais de instruções... Coisa que esta miúda não aprecia muito... Mas é essencial se queremos explorar todas as potencialidades de um aparelho. Quem geralmente lê estes manuais cá em casa é o J. e depois passa-me um briefing ;) No entanto, tenho de admitir que foi muito importante ler este 'best seller', porque fiquei a conhecer o querido Deebot M88. Pessoas lindas, leiam sempre os manuais, ok? Não façam como eu. 


A ler manual de instruções do Deebot

a ler o manual de instruções do Deebot


Modos de limpeza

Se eu não tivesse despendido um pouco do meu tempo a ler o tal manual de instruções, nunca teria percebido a quantidade de modos de limpeza que este menino tem. Tinha colocado no automático e siga. Vamos por partes. O Deebot M88 possui 4 modos de limpeza, é só escolher - Modo de limpeza, modo localizada, modo um quarto, modo limpeza bordos. Eu fiquei fã da limpeza AUTO. Achei o máximo dar-lhe o comando e ele sair da sua "casa" (base de carregamento) e começar aspirar a minha casa! Depois fiz questão de testar o "modo um quarto". O chão da minha cozinha é um caos! Acho que é a divisão  mais difícil de manter em termos de limpeza de chão. Por isso num dos dias coloquei o meu amigo Deebot M88 de serviço à cozinha. E quando ele achou que já estava tudo limpinho parou. Outra coisa que achei importante testar foi a "limpeza de bordos" (como é que um robot redondo chega aos cantos?). Ele lá se desenrascou graças a umas escovinhas laterais que puxam o lixo para a sua área de sucção. E sim! Ele aspira, lava e seca (só não tira cafés...). Este modelo vem equipado com um sistema avançado de limpeza com mopa de humedecer/secar. Ou seja, depois de aspirar, ainda lava o chão! Tão completo! Estas programações são todas feitas com um comando.


Deebot a aspirar o chão



A encher o recipiente da água do Deebot

a preparar o deebot para lavar o chão


o comando do deebot


Atenção às franjas dos tapetes, aos atacadores dos sapatos...

O Deebot M88 pode ser programado para limpar a casa quando saímos para passear, para o trabalho ou para quando o nosso amigo de quatro patas precisa de uma boa caminhada no parque. Mas tenham atenção porque ele fica todo atrapalhado com as franjas dos tapetes, com atacadores de sapatos, pequenos objetos leves que estejam no chão. Aqui por casa ele tentou "comer" uns atacadores e levou de boleia um anjinho que tenho à entrada do meu escritório :) Portanto, quando quiserem que ele fique a limpar a casa sozinho, libertem o chão destes obstáculos. E se quiserem que ele não entre em alguma das divisões da casa, fechem a porta. 



A APP para o smartphone
A Susana é que experimentou... 

Pois, devido a 'dificuldades técnicas' com o dispositivo móvel da Rosarinho, foi a minha pessoa a testar a app.

Sim, para os mais entusiastas nestas coisas das novas tecnologias e da utilização de smartphones, existe uma app para este 'bichinho' (iPhone e Android) chamada Ecovacs

robot-mais-querido-de-sempre-esta-na-eilar-armazem-ideias-ilimitada-app-ecovacs

Bem, após descarregar a aplicação na Play Store (Android) tive alguma dificuldade na configuração. Ok, assumo que deve ter mais a ver com a minha 'xonezice' do que com alguma 'artimanha' do processo.

Mas, depois de algumas tentativas (sim, porque sou xoné, mas também não me dou por vencida) lá consegui configurar a app no meu smartphone. E, como podem ver pelas fotos, ficamos praticamente com 'um comando' no telefone.

robot-mais-querido-de-sempre-esta-na-eilar-armazem-ideias-ilimitada-app-limp-auto

robot-mais-querido-de-sempre-esta-na-eilar-armazem-ideias-ilimitada-app-uma-divisao

robot-mais-querido-de-sempre-esta-na-eilar-armazem-ideias-ilimitada-app-bateria-fraca

Então, o que há a dizer da app? Em que difere do comando? A resposta é quase nada. Mas imaginem que se esqueceram de programar o 'bichinho' para a limpeza diária… já estão a ver, certo?! Estão no trabalho, longe de casa, e facilmente acedem à app e ou dão ordem ao robot para entrar em ação, ou programam-no para uma determinada hora.

E, tal como no comando, podem escolher entre os vários modos de limpeza e velocidade de aspiração à distância de um 'click'! ;-) Fácil! Fácil!

Mais tempo para mim

Se eu quisesse limpar o chão da casa todos os dias, com os panos de micro-fibra levaria 10 minutos, o que dá por semana 60 minutos dedicados ao soalho (num dos dias aspira-se a casa). Com o Deebot ao meu serviço, já viram o tempo que ganho para mim? Ainda por cima faz o serviço melhor do que eu! Posso dedicar esses 10 minutos diários à leitura, a beber um café ou, simplesmente relaxar. Qualidade de vida!


a beber café enquanto o deebot trabalha

a ler enquanto o Deebot trabalha

Deebot M82

Durante duas semanas um novo 'inquilino' coabitou cá em casa, em regime de 'floorsurfing'. Sim, acabei de inventar. Não é couchsurfing, porque sobre isso falaremos em breve. ;-)

Portanto, vamos ao que interessa!

O Deebot M82 é um robot pequeno, ou maneirinho como gosto de dizer, mas nem por isso menos eficaz na sua função. E, tal como o modelo que a Rosarinho testou, este robot é essencialmente um auxiliar na manutenção da limpeza da casa no quotidiano. Ou seja, se estão a pensar que este menino vai lá para casa e nunca mais têm de pegar num aspirador na vida, desenganem-se. Não é para isso que o Deebot M82 serve.

Porém, uma coisa garantimos: respirem de alívio, porque não vão mais passar horas do fim de semana agarrados ao aspirador, pois se puserem este 'bichinho' a fazer o que lhe compete durante a semana, perdem muito menos tempo na hora da limpeza semanal da casa. Porque o principal está feito. Só têm de dar uns 'retoques' nos cantos (e mesmo assim, a Rosarinho já falou das escovinhas laterais, que quase quase chegam a todos os cantos) e pouco mais.

robot-mais-querido-de-sempre-esta-na-eilar-armazem-ideias-ilimitada-na-base

É que este 'bichinho' é pequeno, mas é danado para a aspiração! :-) Nem imaginam a quantidade diária de cotão que se pode formar numa casa!!! Minha nossa, chamei-lhes 'os monstros do cotão', porque a olho nu não se dá por eles, mas ao Deebot M82 não escapa nada! ;-)

O que mais gostei

Foi mesmo a questão do tempo que conseguimos recuperar para fazermos outras coisas. Até mesmo uma soneca! ;-) Em última análise, mais tempo para mim. 💛

É óbvio que ninguém gosta de entrar numa casa suja, mas quantas vezes não chegamos ao fim de semana e a última coisa que apetece é vestir a 'farda de sopeira' e agarrar no aspirador horas sem fim?! Com um 'bichinho' destes, pelo menos, temos a tranquilidade de saber que há muito menos 'monstros do cotão' lá por casa.

robot-mais-querido-de-sempre-esta-na-eilar-armazem-ideias-ilimitada-a-dormir

Depois, também gostava de realçar a facilidade com que nos 'relacionamos' com este novo 'inquilino'. É que é superfácil conviver com o Deebot M82. Ele acata todas as nossas ordens! :-p

No robot propriamente dito, temos apenas um botão ON/OFF, na parte de baixo, para ligar quando queremos pô-lo a funcionar. No topo, há um botão Auto para o caso de se querer colocar o 'bichinho' a trabalhar em modo automático, sem grandes indicações.

Ao contrário do modelo que a Rosarinho testou, o Deebot M82 não tem a função nem equipamento para lavar o chão, mas, de resto, tem exatamente os mesmos modos de limpeza - automática, localizada, uma só divisão ou deixá-lo ir 'à sua vontade'. Além de possuir duas velocidades (de aspiração). E todas as 'ordens' podem ser dadas de comando na mão.

Quanto à tecnologia propriamente dita, acho que já estivemos mais longe de ter aparelhos com 'vida própria', com todas as implicações que isso possa ter… desde que não aconteça como nos Transformers, está tudo bem. :-p

No caso do Deebot M82, este vem com uma tecnologia de inteligente que o leva a recarregar a bateria sozinho, mas também com deteção da presença de obstáculos através dos sensores antichoque e segurança em escadas.

Em relação à deteção de obstáculos não pensem que o 'bichinho' dá grandes 'caqueiradas' nos móveis e afins, não, a aproximação é muito suave, portanto, não há perigo de riscar o mobiliário lá de casa.


robot-mais-querido-de-sempre-esta-na-eilar-armazem-ideias-ilimitada-comando-programar

robot-mais-querido-de-sempre-esta-na-eilar-armazem-ideias-ilimitada-comando-localizada


A minha única dúvida

Já a tecnologia da segurança em escadas, que tive oportunidade de testar, deixou-me a pensar...

Calma, o 'bichinho' não caiu, voltou para trás. Só achei que ele vem muito à confiança na direção dos degraus e, ali, penso que o obstáculo que evitou que saísse disparado para o piso inferior é o remate de chão flutuante que o separa do mosaico (que é mais elevado).

Então, fiquei a pensar: "Hmm… e se não estivesse ali aquele remate? Voltaria para trás?" Ainda assim, tudo correu na perfeição.

Manutenção e recomendações

Por fim, gostava apenas de dizer ainda que este robot de aspiração é do mais simples que há no que à manutenção diz respeito.

Tem um depósito adequado ao seu tamanho, claro, com uma boa capacidade para albergar (temporariamente) os 'monstros do cotão' lá de casa. E este é bastante fácil de retirar para despejar (encaixe).

robot-mais-querido-de-sempre-esta-na-eilar-armazem-ideias-ilimitada-caixa-deebot-m82

De resto, é de rápida arrumação e como não ocupa muito espaço, facilmente se arruma na dispensa, em caso de receberem visitas e não quererem que esteja à vista.


Por fim, só acrescentar mais duas coisinhas a ter em atenção na utilização destes 'bichinhos': a altura do robot em relação à distância que vai do chão ao mobiliário e, além dos tapetes com franjas e objetos, devem retirar do caminho quaisquer fios ou cabos elétricos, pois o ' bichinho' vai enlear-se todo.

*****

Informações mais técnicas
Falem com o Jorge e com a Paula, lá na Eilar. Eles são os verdadeiros especialistas e sabem indicar qual o modelo mais indicado para as vossas necessidades. Existem vários modelos e vários preços (dos 199€ aos 499€). E se quiserem, também, podem levar um robot amiguinho aí para casa, para testarem e perceberem se gostariam que ele fizesse parte da família.

Estes robots não substituem um aspirador, eles apenas fazem a manutenção diária. A verdade é que sabe tão bem chegar a casa, depois de um dia de trabalho, e ter o chão imaculado!


Deebot em ação


Quem quer levar um robot fofinho como este para casa?

Rosarinho e Susana

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.