5 locais a não perder em Estremoz

Castelo de Estremoz

A pretexto de uma prova de vinhos, as miúdas do Armazém e a querida amiga Liliana Patrício (Lili) resolveram passar um fim de semana na tranquilidade do Alentejo. Hoje, finalmente, consegui sentar-me para vos escrever sobre esta nossa aventura e partilhar convosco 5 locais a não perder em Estremoz.


A caminho de Estremoz


O Mercado de Estremoz
Assim que chegámos a Estremoz, depois de uma viagem tranquila, quase toda ela pela Estrada Nacional, fomos visitar o mercado tradicional e a feira de antiguidades e velharias, que se realizam todos os sábados, no Rossio Marquês de Pombal. Esta tinha sido uma recomendação da querida amiga Beladina (uma das leitoras mais assíduas do nosso clube Livros à Sexta). Perdemo-nos de amores por tantos objetos de outros tempos... lembranças de brincadeiras, lembranças de juventude... Deu vontade de comprar uma série de peças, mas consegui resistir, até porque o J. não é muito virado para a cultura vintage. Mas se vocês são amantes destes achados, ali conseguem encontrar mobiliário, livros, discos, porcelanas entre um mundo de tantas outras coisas. Já no mercado tradicional encontram-se iguarias frescas das redondezas: fruta, legumes, queijos, azeites... Saímos do mercado com apetite para o almoço.

Feira de antiguidades de Estremoz

Feira de antiguidades de Estremoz

Feira de antiguidades de Estremoz

Feira de antiguidades de Estremoz

Feira de antiguidades de Estremoz


Feira de antiguidades de Estremoz

Feira de antiguidades de Estremoz

O Restaurante Venda Azul
E se não se importam de esperar por uma mesa para comer o que de melhor se faz em Estremoz, então, recomendo-vos o Restaurante Venda Azul. É pequeno, mas grande em qualidade, grande em simpatia e em bem receber. O cliente é  mimado e tratado com muito respeito. Enquanto esperamos, há sempre uma palavra de atenção, um sorriso. E nada melhor do que refrescar corpo e alma com um vinho branco e aproveitar o momento para estar, verdadeiramente, com os amigos. A comida é maravilhosa e pode ser logo pedida enquanto esperamos. Assim quando nos sentamos à mesa somos, rapidamente, servidos. Escolhemos bacalhau e chocos grelhados e não nos arrependemos. Tentámos ir para uma refeição mais leve porque à tarde estava prevista uma prova de vinhos.


Restaurante Venda Azul

Restaurante Venda Azul


Estremoz

Estremoz

A Herdade das Servas
Depois de um passeio a pé pela cidade, para ajudar na digestão, fomos até à Herdade das Servas para uma visita e prova de vinhos (coisas que as miúdas ADORAM!!). O nosso primeiro contacto com o vinho desta Herdade foi num evento em Oeiras por altura do Natal - Showcase no Cantinho Tradicional. E foi nesse dia que recebemos o voucher para visitar a Herdade e para voltar a provar os seus vinhos fantásticos. Se já éramos fãs, depois desta visita guiada reforçámos, ainda mais, os laços com esta marca. Porque a atenção com que nos receberam e a paixão com que nos levaram numa visita pela adega e cave foi o suficiente para começarmos a olhar com atenção para as cartas de vinhos nos restaurantes. Se tiverem vinho desta herdade, pertencente a uma das mais antigas famílias produtoras de vinho da região, garanto-vos que será a nossa escolha! Depois da prova de vinhos (tinto e rosé), já na loja, que tem muito charme, fomos visitar as vinhas. Este foi, sem dúvida, um momento que ficará para sempre na minha memória. Os sons, a paisagem, a tranquilidade, as cores, entranharam-se em mim! 


Herdade das Servas

Herdade das Servas

Herdade das Servas


Herdade das Servas

Herdades das Servas

Herdade das Servas

Herdade das Servas

Herdade das Servas

Prova de Vinhos Herdade das Servas

Herdade das Servas

Herdade das Servas

O Centro de Ciência Viva de Estremoz
Para quem gosta de ciência e tecnologia esta é uma visita a não perder! Confesso que estas temáticas não são bem a minha praia, mas a Lili falou tão bem do Centro de Ciência Viva que acabámos por visitá-lo. E ainda bem (obrigada Lili)! Esta casa da ciência é rica em atividades e exposições interativas, tanto para crianças quanto para adultos. Porque num local como este é impossível não deixar vir ao de cima a criança curiosa que há em nós. Tivemos direito a uma visita guiada com muita qualidade!!! Ocupando uma parte do Convento das Maltezas, classificado como Monumento Nacional desde 1924, o Centro tem como estrelas da exposição o T-Rex, a ampulheta dos milhões, a bicicleta solar e um vulcão! E se a terra tremeu em Estremoz no dia da nossa visita, assumimos toda a culpa ;) Têm de visitar o Centro para entenderem do que estamos a falar!

Centro Ciência Viva de Estremoz

Centro Ciência Viva de Estremoz

Centro Ciência Viva Estremoz

Centro Ciência Viva de Estremoz

Centro Ciência Viva Estremoz

O Castelo
As miúdas são apaixonadas por castelos e pelas histórias à sua volta. Portanto, uma visita ao Castelo de Estremoz estava em agenda, para além disso, a Lili ainda pensou que pudesse encontrar um cavaleiro encantado ;) Sabiam que este castelo tem uma das Torres de Menagem mais bem conservadas do país? O Castelo fica bem no centro da vila medieval (o local que mais amei em Estremoz). O antigo Paço Medieval é agora ocupado pela Pousada da Rainha Santa Isabel e é também essa Rainha que nos recebe na praça. As andorinhas parecem ser fãs deste local porque é lá que elas se reúnem num chilrear encantador e em voos rasantes que nos proporcionaram um dos momentos mais mágicos de todo o fim de semana.


Castelo de Estremoz


Torre de Menagem Castelo de Estremoz

Rainha Santa Isabel


Vista de Estremoz


Castelo de Estremoz

Castelo de Estremoz

Castelo de Estremoz

Quanto à estadia desta vez apostámos no low cost e não nos arrependemos. Eu sou muito esquisita no que diz respeito a hospedagem (uma verdadeira chata!!!). Sou muito seletiva e não é qualquer coisa que me satisfaz. Mas desta vez achei que por uma noite poderia ceder e experimentar qualquer coisa mais simples. E escolhemos o D. Dinis Low Cost Hostel e serviu perfeitamente os nossos propósitos. Os quartos tinham casas de banho privativas, uma decoração colorida e as camas eram confortáveis! Aprovado ;)



E agora que já sabem quais os 5 locais a não perder em Estremoz, aproveitem um fim de semana, façam-se à estrada e vivam esta experiência Alentejana!


Se já estiveram por lá, quais os locais que mais vos fascinaram?

Rosarinho

2 comentários

Liliana Patrício disse...

ADOREI miúdas! Obrigada pela oportunidade... Bora repetir?! ***

Armazém de Ideias Ilimitada disse...

Vamos repetir sim!!!! Momentos como este são tão especiais:)

Com tecnologia do Blogger.