Tentaram 'pescar' o e-mail do Armazém

Tentaram-pescar-o-email-do-Armazem-ideias-ilimitada-hacker

E não é que o Armazém de Ideias Ilimitada foi Pirateado!!! Quer dizer, não foi o blog propriamente dito, mas antes o nosso e-mail. Fomos alvo de uma coisa chamada phishing! E precisamos desabafar!

Como é que percebemos? Mais ou menos há cerca de 2 semanas, sempre que tentávamos aceder ao e-mail do blogHotmail – começou a aparecer-nos uma mensagem que pedia para confirmarmos que somos adultos.

Acontece que, das primeiras vezes, havia um botão 'Skip' que nos permitia saltar essa página e seguir para a Inbox do Armazém de Ideias Ilimitada, portanto, leigas que somos nestas matérias, nem ligámos. Xonezice, we know! 😛

Uns dias depois, é que foram elas! É que o tal botão de 'Skip' deixou de estar disponível e, sempre que confirmávamos ser 'adultos', éramos direcionadas para uma página que nos pedia para introduzirmos dados do 'nosso' cartão de crédito!!!

Claro que nesta fase as miúdas entraram em Alerta Vermelho! Acionámos o 'estado de sítio', o 'estado de emergência' e o 'estado de guerra'! Mobilizámos todas as 'tropas' que temos à disposição… 😜 Ok, estou a exagerar um pouquinho, mas já estou a fazer todo um 'filme'.

Tentaram-pescar-o-email-do-Armazem-login-hotmail

Entretanto, entrámos em modo brainstorm para pensar em quem, dos nossos conhecimentos, poderia ajudar-nos a enfrentar esta 'piratice' e foi quando nos lembrámos do nosso amigo Bruno Carreço, a quem desde já agradecemos a orientação. 😉

É claro que, com algumas indicações sobre os passos que podemos e devemos seguir, a resolução de uma situação destas torna-se mais fácil.

No entanto, apesar de termos conseguido recuperar o acesso à Inbox, que era o que mais nos atormentava por causa dos contactos, a situação ainda não se encontra totalmente resolvida.

Por isso, aqui as miúdas, que até já tinham pensado nisso há uns tempos atrás, mas agora vítimas de pirataria informática, estão a pensar seguir o conselho do Bruno e alterar o e-mail do Armazém de Ideias Ilimitada para uma conta Gmail. Mas depois damos notícias 😉

A brincar, a brincar não ganhámos para o susto! O que nos vale é que sempre que nos deparamos com alguma situação à qual somos totalmente alheias, o universo conspira a nosso favor e indica-nos o caminho! 😊

E vocês já alguma vez foram vítimas de algum ataque?! E como se safaram?

Susana Figueira

Nota: O que é o phishing? Para quem, tal como nós, não esteja tão familiarizado com estes termos, como era o nosso caso, que tivemos de ir ‘investigar’, esta forma de pirataria cibernética deve mesmo o seu nome à palavra ‘fishing’, do inglês, portanto, fomos ‘pescadas’. 😛 E o objetivo do phishing é levar o utilizador a revelar dados pessoais e confidenciais (neste caso, a página que pedia para inserirmos dados do cartão de crédito).

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.