Fruta da Época, by Cláudia Mataloto

Fruta da Época - Alcachofra

Já estamos com saudades e a Cláudia ainda não foi de viagem! Para a semana a nossa querida chef vai começar viver a maior aventura da sua vida. A sua paixão pela cozinha vai levá-la até à bella Italia. Durante os meses de verão a Cláudia Silva Mataloto vai vestir a jaleca e com muito orgulho irá participar num intercâmbio na Toscana. A sua casa será o Castello di Spaltenna e o seu mestre o Chef Vincenzo Guarino. Na mala, a autora do livro premiado "Receitas de Reis e Pescadores", leva a nossa gastronomia, nomeadamente a de Cascais. Por cá deixa a promessa de partilhar connosco receitas inspiradas nesta sua aventura! Portante, durante o verão a "Fruta da Época" terá sabor italiano! 

E enquanto ela acaba de fazer as malas partilhamos convosco uma receita com Alcachofras da Quinta do Pisão mas já com a tradição italiana à mistura ;)

Alcachofra da Quinta do Pisão


*****

Alcachofra à Bela Itália - Carciofo alla Bella Italia
(receita para 1 pessoa) 

Ingredientes

1 alcachofra
1 limão
1 dente de alho
1 ramo de hortelã
Azeite q.b.
Sal q.b.
Pimenta moída q.b.
1 fatia de presunto
1 ovo
Queijo mozarela q.b.

Modo de Confeção

Prepare a alcachofra, cortando o pé e as folhas mais secas. Apare as pontas com uma tesoura e corte com uma faca a extremidade superior. Coloque em água com sumo de ½ limão, com a extremidade superior para baixo, durante 10 minutos. Retire da água e passe-a em água corrente, lavando muito bem entre as folhas.

Coza-a em água, durante 40 minutos,  com o sumo de ½ limão, o dente de alho esmagado, o ramo de hortelã o sal e a pimenta.

Retire da água e escorra. Abra o interior, com cuidado e retire o “feno espinhoso” (interior), abrindo uma cavidade. Aí coloque a fatia de presunto e um ovo aberto. Tempere com sal e pimenta e coloque um pouco de queijo mozarela à volta. Terá o aspeto de um “ninho”. Regue com azeite e coloque no forno, a 180ºC, até cozer o ovo.

Sirva acompanhado com fatias de broa de milho. Deve ir eliminando as folhas para comer apenas a parte central e as folhas mais tenras.

Sobre a alcachofra

A alcachofra é um alimento frequente em pratos característicos da Dieta Mediterrânica e uma das mais antigas plantas medicinais. Muito pouco calórica e com uma grande riqueza ao nível das vitaminas e minerais e concentração de fitoquímicos, com propriedades antioxidantes e reguladoras do colesterol. 


Alcachofra da Quinta do Pisão

Cláudia Silva Mataloto




*****

Ciao Claudia, ci vediamo presto! ❤❤❤



Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.