Mais Sentimentos Positivos – 2ª Caminhada solidária

Mais-Sentimentos-Positivos-2-Caminhada-solidária-armazem-de-ideias-ilimitada-staff

E não é que o tempo voa?! 'Num abrir e fechar de olhos' já realizámos a 2.ª Caminhada Mais Sentimentos Positivos – Meditação . Caminhada . Natureza – Emoções para que vos quero? A Tristeza!

Se bem se lembram, este projeto, ao qual o Armazém de Ideias Ilimitada se associou, surgiu ligado à nossa participação no dia Doe Sentimentos Positivos, organizado pela nossa coach de psicologia positiva favorita, a querida Liliana Patrício. E a nós juntou-se a Trilhos Nocturnos.

Depois de, em março, termos realizado o primeiro de três momentos que nos propusemos concretizar este ano e termos contribuído para a causa Vamos Ajudar a Constança, agora esperámos pela chegada do verão para mais uma caminhada solidária e quisemos ajudar a Believe Maria Marques. Assim, foi de peito aberto e cheios de Sentimentos Positivos que avançámos para mais uma caminhada! Aliás, organizar estas iniciativas deixa-nos tão entusiasmadas que até criamos palavras novas, a qual transformamos desde já em hashtag: #Armazing! (autoria da Rosarinho) 💛💛💛


Mais-Sentimentos-Positivos-2-Caminhada-solidária-armazém-de-ideias-ilimitada-início

Mais-Sentimentos-Positivos-2-Caminhada-solidária-armazém-de-ideias-ilimitada-rua

A caminhar pelo paraíso
Desta vez, a opção da Trilhos Nocturnos recaiu sobre uma caminhada na zona do Parque Natural Sintra-Cascais, que nos levou por caminhos da Azóia, Ulgueira, Almoçageme, e pelas arribas das praias Grande (onde vimos as pegadas de dinossauros), Adraga e da Ursa, até ao Cabo da Roca.

Com o grupo de participantes reunido, foi na Azóia que iniciámos a 2.ª Caminhada Mais Sentimentos Positivos por entre caminhos e ruelas que nos levaram à lindíssima localidade da Ulgueira, com a sensação de que estávamos a entrar num verdadeiro paraíso. Belas casas, com recantos de encantar, cedo nos deixámos levar pelo espírito que ali nos levou.


Mais-Sentimentos-Positivos-2-Caminhada-solidária-armazém-de-ideias-ilimitada-trilho

Mais-Sentimentos-Positivos-2-Caminhada-solidária-armazém-de-ideias-ilimitada-grupo

Mais-Sentimentos-Positivos-2-Caminhada-solidária-armazém-de-ideias-ilimitada-arriba-praia-grande

No que à caminhada propriamente dita diz respeito, já aqui o disse em outras ocasiões, que adoro andar na serra. Adoro a sensação de estarmos no meio da natureza, de nos deixarmos 'levar' pelos seus sons, aromas e paisagens, que por esta altura estavam bem coloridas com flores de todas as cores e muitas borboletas. E num percurso feito de descidas e subidas, com algum (pequeno) grau de dificuldade, fomos adentrando-nos na serra, até chegarmos às arribas com o mar a perder de vista!

Em cima da arriba com vista para a Praia Grande foi onde fizemos uma pausa, para um reforço energético onde não faltaram o chá oferta da Trilhos Nocturnos e as bolachinhas com o sabor do Armazém de Ideias Ilimitada, oferecidas pela Cláudia Silva Mataloto, da Fruta da Época. Reconfortada a 'barriguinha', a caminhada continuava até ao pequeno bosque encantado…


Mais-Sentimentos-Positivos-2-Caminhada-solidária-armazém-de-ideias-ilimitada-bolachas

Mais-Sentimentos-Positivos-2-Caminhada-solidária-armazém-de-ideias-ilimitada-grupo

Caminhar. Respirar. Sentir
… E o pessoal da Trilhos Nocturnos não 'brinca em serviço'. O espaço que levavam em mente para o momento mindfulness previsto nesta caminhada, orientado pela nossa querida Liliana Patrício, parece de facto encantado. Um pequeno refúgio, que nos obriga a sair do trilho e que está 'protegido' por árvores em volta, criando uma espécie de círculo muito apropriado para o ritual de meditação que nos preparávamos para realizar.

Mais-Sentimentos-Positivos-2-Caminhada-solidária-armazém-de-ideias-ilimitada-meditação

E, para mim, que foi a primeira vez que fui orientada numa meditação pela Liliana Patrício, devo dizer que foi um momento único, muito especial. É que muito facilmente se consegue passar para um estado de atenção plena, que é, afinal, o significado de mindfulness. Começamos por tomar consciência da nossa própria respiração, depois é só deixarmo-nos levar pela voz doce e pelo tom tranquilo da Liliana e depressa entramos num estado de recolhimento ao nosso eu interior, mas despertos para o momento presente, o AGORA. Mindfulness. É entrar num mar de tranquilidade, onde o que apenas importa somos NÓS. O nosso respirar, o nosso sentir. E ali pudemos enfrentar e soubemos como lidar com as nossas tristezas, aceitando esta emoção que tantas vezes nos assoma, compreendendo por que a sentimos e deixando-a seguir o seu caminho. Faz parte. Pode parecer 'confuso' falar de tristeza quando o conceito destas caminhadas é Mais Sentimentos Positivos, mas como diz a Liliana, só somos capazes de valorizar os estados de alegria, coragem, tranquilidade, porque também sentimos os seus opostos da tristeza, do medo, da raiva. E está tudo bem! Só precisamos de perceber por que o sentimos e aceitar. E está tudo bem!


Mais-Sentimentos-Positivos-2-Caminhada-solidária-armazém-de-ideias-ilimitada-maria

Juntos pela pequena-grande Maria
Como desde o início nos propusemos, cada uma destas caminhadas está associada a uma causa solidária, sendo que o valor da inscrição reverte na totalidade para a mesma. E desta vez optámos por ajudar a Believe Maria Marques, que em 2017 já tinha 'passado' aqui pelo blog. Desde os 12 meses de idade que a pequena Maria foi diagnosticada com Distrofia Muscular Congénita por défice de merosina, mas, como muitas outras crianças em situações semelhantes, o seu olhar transmite uma força e uma coragem, que tantas vezes nos foge a nós, adultos. Por isso, os nossos Sentimentos Positivos, nesta 2ª caminhada, foram todos para esta pequena-grande guerreira! Por motivos pessoais a Maria e a sua família não puderam estar presentes, no entanto, não foi por isso que deixámos de falar pelo telefone com a mãe da Maria, a Cidália, que deixou o seu agradecimento a todos os participantes e não cabia em si de felicidade! 💛 E toda a nossa energia positiva passou neste telefonema!

Mais-Sentimentos-Positivos-2-Caminhada-solidária-armazém-de-ideias-ilimitada-cabo-da-roca

De coração cheio e… entardecer no Cabo da Roca
Este projeto – Mais Sentimentos Positivos – Caminhada . Meditação . Natureza – está a tornar-se num caso sério de Amor! De cada vez que terminamos uma caminhada destas, as miúdas vêm de coração cheio, a 'rebentar' de felicidade e com vontade de andar por aí a distribuir Sentimentos Positivos. E isto é Amor! Amor pela natureza, Amor próprio, Amor pelos outros, Amor pela causa… Enfim, Amor no seu sentido mais puro! 💛

E chegar neste estado de pura energia de Amor ao Cabo da Roca, com um entardecer magnífico coroou o dia com um sentimento de 'missão cumprida'. Por agora, queremos dizer, porque prometido está o 3º e último momento Mais Sentimentos Positivos – Caminhada . Meditação . Natureza deste ano, em setembro, onde vamos falar de Alegria num pôr do sol. Fiquem atentos!

Susana Figueira


Mais-Sentimentos-Positivos-2-Caminhada-solidária-armazém-de-ideias-ilimitada-miúda-trilhos-nocturnos-escada

Mais-Sentimentos-Positivos-2-Caminhada-solidária-armazém-de-ideias-ilimitada-participantes

Mais-Sentimentos-Positivos-2-Caminhada-solidária-armazém-de-ideias-ilimitada-arriba

Mais-Sentimentos-Positivos-2-Caminhada-solidária-armazém-de-ideias-ilimitada-pegadas-dinossauros

Mais-Sentimentos-Positivos-2-Caminhada-solidária-armazém-de-ideias-ilimitada-miúdas

Mais-Sentimentos-Positivos-2-Caminhada-solidária-armazém-de-ideias-ilimitada-hera
A natureza em sintonia com o nosso projeto 💛

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.