Gospel: De Harlem para Portugal


Gospel-De-Harlem-para-Portugal-armazem-de-ideias-ilimitada-cartaz

Vamos 'regressar' a Nova Iorque? Venham comigo… são apenas algumas linhas.

É que quando vi que o Harlem Gospel Choir vem a Portugal, pelo 10º ano consecutivo, mais perto do Natal, foi impossível não me recordar da missa dominical que assisti, precisamente no bairro de Harlem, em Nova Iorque. E atenção, foi mesmo por curiosidade, já que a minha fé deposito-a em mim mesma, no universo e na ciência.

Não tenho registo fotográfico desta experiência para vos mostrar, compreensivelmente, porque uma das regras para os turistas poderem assistir a estes serviços é precisamente "No photos". Afinal, estamos a falar de uma celebração religiosa, uma cerimónia, e não de um espetáculo. Respect!

Porém, dentro da The Abyssinian Baptist Church, deu para perceber que estas missas vão muito para além da religião e de quaisquer crenças que possamos ter. Porquê? É que ali existe um fortíssimo sentido de comunidade, na verdadeira acepção da palavra.

Gospel-De-Harlem-para-Portugal-armazem-de-ideias-ilimitada-harlem-boulevard
Adam Clayton Powell  Jr. Blvd, Harlem

Seja porque as pessoas partilham de uma mesma herança cultural e histórica, seja pela própria palestra do pastor, que, sim lê passagens da Bíblia, porém, grande parte do seu discurso é dedicado à comunidade e ao que cada um pode (e deve) fazer pela mesma.

Naquele domingo de maio, o pastor solicitava à comunidade ali presente que, num dia da semana seguinte, quem pudesse, fosse até uma das escolas do bairro, à hora de saída, já que por aqueles dias andavam por lá uns rufias a fazer bullying aos miúdos. E achei isto maravilhoso! Porque acho que muito mais do que 'endoutrinar' as pessoas, o papel da igreja deve ser este, servir a comunidade.

Depois, claro, fiquei 'embasbacada com aquele coro! Se a memória não me atraiçoa eram 5 raparigas e 3 rapazes, todos eles com vozes 'dos céus', mesmo! Que espetacular, de ficar arrepiada! Ainda mais, lembram-se, estamos dentro de uma igreja, toda a acústica é assim uma coisa do outro mundo! Uma experiência única!

Bem, foi muito isto que senti com esta experiência do género once in a lifetime. Agora, resta-me dizer-vos que estes serão, com certeza, concertos imperdíveis. Sim, concertos, porque o Harlem Gospel Choir tem 6 espetáculos agendados para o nosso país. A saber:

    - Teatro das Figuras, Faro, 24 de novembro

    - Casino Estoril, Estoril, 29 de novembro

    - Forum Braga, Braga, 30 de novembro

    - Teatro Tivoli BBVA, Lisboa, 2 de dezembro

    - Casa da Música, Porto, 3 e 4 de dezembro


Gostam de ouvir gospel? Eu acho um género musical poderosíssimo!

Susana Figueira

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.