CCB: Uma conferência. A Europa. E jazz


O que acontece quando juntamos as palavras 'conferência', 'Europa' e 'jazz'? :-) Temos a Conferência Europeia de Jazz!

Mas calma, que não pretendo aqui sugerir-vos que participem desta conferência, quer dizer, a não ser que vos interesse, claro. É que, para os interessados, a programação inclui palestras, encontros, concertos, grupos de trabalho especializados, showcases de bandas portuguesas e visitas culturais.

Agora, os concertos que vão realizar-se no âmbito desta conferência, esses, sim, parecem-nos uma ótima sugestão de fim de semana.

Onde é que tudo isto vai acontecer? No Centro Cultural de Belém, pois claro, que 'abre as portas' do seu Grande Auditório para receber a Orquestra Jazz de Matosinhos + Convidados, o trio norueguês Espen Eriksen com Andy Sheppard e o projeto New Conception of Jazz do pianista e compositor norueguês Bugge Wesseltoft.

Foto: Anne Valeur 
Foto: Pedro Lobo


Entre os convidados da Orquestra de Jazz de Matosinhos estão nomes como Maria João, João Paulo Esteves da Silva, João Barradas e João Mortágua, que farão o concerto que marca a abertura desta conferência, no dia 13 de setembro.

Já o trio nórdico juntamente com o saxofonista britânico, que lançaram o disco "Perfectly Unhappy" este ano, têm honras de estreia no nosso país no segundo dia da conferência, 14.

No último dia, 15 de setembro, o palco do Grande Auditório está reservado para o projeto de Bugge Wesseltoft, que junta quatro jovens e talentosas mulheres do jazz Marthe Lea (saxofone, eletrónica, voz), Oddrun Lilja Jonsdottir (guitarra), Sanskriti Shrestha (tablas*) e Siv Øyunn Kjenstad (bateria e voz).

Por aqui, temos a certeza de que a estreia da Conferência Europeia de Jazz em Portugal tem tudo para ser um sucesso! E vocês gostam deste género musical?

Susana Figueira


*Confesso que tive de ir pesquisar este instrumento, pertence ao grupo da percussão e é de origem indiana. Estamos sempre a aprender! ;-)

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.