Fruta da Época, by Cláudia Silva Mataloto

salada caprese

A Cláudia, da Fruta da Época, está de volta daquela que foi a sua grande aventura pela Toscana! Regressou com imensas histórias para contar (como é natural) e novas ideias gastronómicas. Esteve à conversa comigo numa pizzaria, imaginem! (acabada de chegar e já com saudades de pizza!!!) Falámos muito, matámos saudades e estivemos a ‘cozinhar’ planos para os próximos meses. Fiquem desde já a saber que vêm aí coisas muito boas!


Como a Cláudia ainda está com o espírito da Toscana apurado a aromatizar a sua criatividade, resolveu deixar-vos uma proposta italiana, onde o tomate é um dos principais ingredientes, para este outono regado com temperaturas de verão. É uma entrada tão popular que em Itália até a servem em casamentos ;)

à conversa com Cláudia Silva Mataloto da Fruta da Época

*****

Esta é uma salada clássica italiana, perfeita para servir como entrada nos dias ainda quentes. A combinação destes ingredientes torna-a colorida, fresca, cremosa, de sabor intenso/adocicado e muito perfumada.


Salada Caprese

Ingredientes

(para 1 pessoa)
2 tomate de rama
1 mozzarella fresca de búfala (200g)
Azeite q.b.
Orégãos q.b
Flor de sal q.b.
Pimenta preta moída q.b.
Sumo de limão q.b.
1 raminho de manjericão



Modo de Confeção

Lave os tomates e corte-os em rodelas. Aromatize o azeite com os orégãos, o sal, a pimenta e o sumo de limão. Disponha as rodelas de tomate no prato e tempere com cerca de metade do azeite aromatizado. Coloque a mozzarella por cima e verta o restante azeite. Decore com as folhas de manjericão.

Salada Caprese servida no Castello di Spaltenna, Toscana
Salada Caprese servida no Castello di Spaltenna, Toscana

*****

Tomates

O Tomate
O tomate é um fruto, embora não possua a característica principal deste grupo de alimentos: a doçura. Devido ao seu sabor é antes identificado com as hortaliças, pelo que é utilizado na culinária como tal. 

O tomate vermelho é constituído maioritariamente por água e o seu valor calórico é reduzido. É rico em vitaminas (A e C), em sais minerais (potássio, magnésio, sódio, cálcio e ferro) e em fibras. Contem ainda licopeno - pigmento responsável pela cor vermelha que caracteriza o tomate - Este fitonutriente é um carotenóide e deve a sua importância ao facto de ser um poderoso antioxidante. 

O tomate é originário das Américas e no século XVI chega à Europa, inicialmente a Espanha e Itália, países nos quais se adaptou facilmente, sendo um ingrediente de eleição da dieta mediterrânica. Atualmente é cultivado por todo o mundo.

Em Portugal é muito apreciado e está muito presente na gastronomia onde demonstra a sua grande versatilidade. Em Itália é um dos ingredientes que caracteriza a gastronomia do país e é consumido de diferentes formas, desde cru a assado.

Cláudia Silva Mataloto


Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.