Uma cena muito gira em Cascais!

Uma cena muito gira em Cascais foto de grupo dona flor

Os nossos queridos leitores mais atentos, com toda a certeza se recordam do dia em que a Andreia Moita, do Andreia Moita Blog veio ter com as miúdas a Cascais! E também se devem lembrar que tudo começou com a ideia de fazermos alguma coisa com bloggers em Cascais, que surgiu por ocasião do Bloggers Camp. A Andreia Moita participou numa espécie de projeto-piloto, até as miúdas conseguirem organizar Uma cena muito gira em Cascais!

O que é Uma cena muito gira em Cascais?

Muito simples: amamos brunches, boa companhia, boas conversas; adoramos organizar cenas e deixa-nos muito felizes promover Cascais, a nossa vila encantada, a nossa casa. Ah! E, acima de tudo, gostamos muito destas bloggers! Conhecemo-las há cerca de um ano e, por isso, queridos seguidores, já estarão familiarizados com os seus nomes: a Catarina Alves de Sousa, do blog Joan of July, a Joana Clara, do blog Às cavalitas do vento, a Margarida Pestana, do blog Margarida Pestana, e a Vânia Duarte, do blog Lolly Taste. O nome que pode ser menos familiar por aqui, mas a partir de hoje tudo muda, é o da Andreia Valente, do blog Ponto28

O convite foi feito e prontamente aceite por todas estas lindas e fantásticas bloggers. Porém, como imprevistos acontecem, a querida Catarina Alves de Sousa não conseguiu juntar-se a nós, porque foi 'atraiçoada' por uma gripe que a atirou para a cama. Beijinhos no coração para ti, linda Catarina! 


Uma cena muito gira em Cascais marisa e grandes bloggers

Desta vez, não optámos pelas Walking Tours promovidas pelo Visitor Center de Cascais. Resolvemos antes desafiar a nossa querida amiga e colaboradora do Armazém de Ideias Ilimitada, Marisa Sousa, também ela residente em Cascais, a pensar num roteiro que incluísse alguns dos locais mais emblemáticos da vila. E sim, para quem esteja a questionar, a Marisa Sousa é formada na área de Turismo, portanto, a decisão de a desafiar a criar este roteiro foi, para nós, lógica. Sem tornar a visita demasiado pesada, conseguimos deixar nas nossas 'convidadas' a vontade de querer voltar!

Brunch - Dona Flor Café & Bistrô

À semelhança do passeio-teste que fizemos com a querida Andreia Moita, que desta vez não pôde vir, começámos Uma cena muito gira em Cascais na Dona Flor Café & Bistrô. Quem nos segue, sabe que adoramos este espaço, que consideramos mágico! A querida Patrícia recebe-nos sempre com um mega-sorriso na cara e serve-nos um brunch com doses de amor! Por isso, é difícil escolher outro sítio que não este quando o assunto é brunch em Cascais! E se as fotografias vos fazem 'crescer água na boca', acreditem que o sabor supera o que se vê nas imagens! Tudo aqui é delicioso! Na Dona Flor alimentamos o corpo e a alma! E as nossas queridas e convidadas bloggers adoraram!


Uma cena muito gira em Cascais dona flor brunch

Uma cena muito gira em Cascais dona flor brunch
Foto: Margarida Pestana

Uma cena muito gira em Cascais dona flor
Foto: Margarida Pestana

Uma cena muito gira em Cascais dona flor brunch
Foto: Margarida Pestana

Déjà Lu - Uma livraria muito especial

Como sabemos que estas miúdas são 'loucas' por livros, assim como nós - afinal, a Joana Clara e a Vânia Duarte fazem parte do projeto Páginas Salteadas, do qual também já falámos aqui no blog - era obrigatório passarmos pela livraria solidária Déjà Lu, no espaço da Cidadela de Cascais! Mais um local mágico na nossa vila encantada de Cascais! E é propositado o uso da palavra "solidária", porque desafiámos as nossas ilustres convidadas, e convidados (sim, os instahusbands Gonçalo e Miguel também vieram), a trazer consigo livros que já tivessem cumprido o seu propósito nas suas vidas para os entregarmos na Déjà Lu. E o desafio foi aceite!


Uma cena muito gira em Cascais livraria solidária déjà lu


Uma cena muito gira em Cascais bloggers na déjà lu

Porém, da Dona Flor Café & Bistrô até à Déjà Lu percorremos algumas das ruas e ruelas mais antigas da vila, até para 'cortar' caminho, mas ainda assim os corajosos 'carregadores de livros' aguentaram estoicamente algumas, poucas, paragens. Fomos 'espreitar' onde fica a casa do nosso excelentíssimo Sr. Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, onde a Marisa Sousa nos fez pensar no curioso paralelismo que se pode estabelecer entre o nosso atual presidente e o rei D. Carlos, que também fez de Cascais a sua 'casa' e cuja interação com o povo era também ela natural. O mítico Teatro Gil Vicente foi outra das paragens, já que este espaço é um marco na história do próprio Teatro em Portugal. 
Chegados, finalmente, à livraria Déjà Lu as miúdas já tinham uma ideia do 'sério risco' que corriam… ;-) É que temos a certeza de que, se o convite fosse para passar uma tarde inteira na livraria, seria igualmente um sucesso! Porque já ninguém queria sair de lá! Mas ainda que a tentação de ficar o resto do dia na Déjà Lu fosse gigante, lá saímos - claro, com alguns livros debaixo dos braços - para continuar o nosso passeio.

Um passeio que termina com… sabores Santini

Saídos da livraria, mas ainda dentro do espaço da Cidadela, na antiga Fortaleza Nossa Senhora da Luz, que é nos dias de hoje um Art District, a Marisa chamou a atenção para o atual Museu da Presidência, a Pousada Cidadela de Cascais e as galerias de arte espalhadas pelo recinto, despertando nas nossas convidadas uma curiosidade para um dia regressarem. Já do lado de fora, contornámos os muros da Cidadela em direção ao Centro Cultural de Cascais, à frente do qual parámos apenas para 'sinalizar' a obra de Vhils que ali se encontra a convidar-nos para uma visita. Seguimos então caminho pelo antigo Jardim da Parada da Cidadela - o tal onde se realizou o primeiro jogo de 'foot-ball' em Portugal, lembram-se? -, na direção do Museu do Mar (ou Museu D. Carlos), onde no seu jardim podemos apreciar a instalação de outro artista plástico bem conhecido, Bordalo II, inspirada pela série do canal National Geographic "One Strange Rock".
Atravessámos o jardim, que faz a ligação com outro dos atuais espaços icónicos da vila de Cascais, a Casa das Histórias Paula Rego, que é mais do uma simples galeria de arte onde se podem apreciar as obras da própria, bem como de outros artistas. Daqui, seguimos para o maravilhoso Parque Marechal Carmona, onde as Grandes Bloggers tiveram um vislumbre deste magnífico espaço ao ar livre, onde se respira natureza e que resulta da junção dos jardins do Palácio dos Condes Castro Guimarães com a propriedade do Visconde da Gandarinha. Além de todo o seu esplendor, houve outra coisa que chamou a atenção de uma das nossas convidadas, não é querida Vânia Duarte ;-) Todos os sábados, o parque recebe o Mercado Biológico de Cascais, onde podem encontrar produtos certificados, como fruta, verduras, compotas, doces, pães e bolos regionais. Delicious! Próxima paragem: Museu Condes de Castro Guimarães, onde a Marisa fez um breve enquadramento histórico e já nos claustros as Grandes Bloggers aproveitaram para fazer umas fantásticas fotografias!
Por esta altura, já começava a passar um único pensamento pelas nossas cabeças… 'I Gelati Più Fini Del Mondo'! 

Mas ainda antes disso, houve tempo para uma passagem pelo Farol Museu de Santa Marta e pelo exterior da Casa de Santa Maria, de onde pudemos apreciar uma outra perspetiva da vila de Cascais. O caminho de regresso fez-se pelo Passeio Dona Maria Pia, descendo até Baía de  Cascais e ainda com um pequeno desvio para espreitarmos a famosa Praia da Rainha.


Uma cena muito gira em Cascais grupo a caminho do farol santa marta

Uma cena muito gira em Cascais miradouro casa de santa maria

Ah pois é, mas uma visita a Cascais tem de passar pela mítica gelataria Santini, na qual a única diferença que se nota para os tempos em que me lembro de ir em criança é na decoração do espaço, mais modernizado. Porque os sabores e a qualidade estão sempre lá! Entre Amendoim Caramelo Salgado, Crocante de Chocolate e o Gelado do Manel, entre outros, todos nos deliciámos com o 'I Gelati Più Fini Del Mondo'! 


Uma cena muito gira em Cascais Santini

*******

Uma cena muito gira em Cascais fez-nos sentir muito realizadas, deixou-nos de coração cheio e com uma vontade enorme de repetir momentos assim! Queremos agradecer às lindas e fantásticas bloggers que aceitaram este nosso convite - Andreia Valente, Joana Clara e o seu instahusband, Gonçalo, Margarida Pestana e Vânia Duarte, e o seu instahusband, Miguel -, que nos fizeram acreditar que é possível organizar 'cenas muito giras' quando a dedicação e o carinho são totais, bem como à nossa querida amiga Marisa Sousa, pela sua entrega a este desafio, que foi superado acima das expetativas. Estamos felizes! Aliás, esta foto é daquelas que vale mais do que 1000 palavras! Um obrigada especial à querida Margarida Pestana, por conseguires captar a Felicidade! ;-)
Só para terminar, sim porque eles não gostam de aparecer, mas estiveram lá... um também especial OBRIGADA ao Bruno (o insthusband da Marisa) e ao J (o instahusband da Rosarinho), que estão sempre ao lado, e acreditam nos seus projetos, destas duas mulheres fantásticas de quem tenho o privilégio de ser amiga!

Susana Figueira

Mais momentos de Uma cena muito gira em Cascais

Uma cena muito gira em Cascais a selfie das miúdas e a Marisa Sousa

Uma cena muito gira em Cascais à porta da casa do presidente da república marcelo rebelo de sousa

Uma cena muito gira em Cascais livraria solidária déjà lu

Uma cena muito gira em Cascais livraria solidária déjà lu

Uma cena muito gira em Cascais grupo na cidadela art district

Uma cena muito gira em Cascais bloggers casa das histórias paula rego

Uma cena muito gira em Cascais grupo no parque marechal carmona
Foto: Margarida Pestana

Uma cena muito gira em Cascais grupo a descar a baía

Uma cena muito gira em Cascais farol de santa marta

Uma cena muito gira em Cascais Marisa arte urbana muraliza
Foto: Margarida Pestana

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.