Uma biblioteca, castanhas e… estórias


A estação fria exerce sobre mim um enorme contradição: se, por um lado, 'desatino' com o facto de parecer que ando a desfilar o meu guarda-roupa inteiro, para combater o frio e a chuva, tal a quantidade de roupa que uma pessoa tem de usar, ou com o trânsito que fica mais infernal do que nunca (parece que o frio congela os neurónios e deixa de se saber conduzir), por outro lado, adoro o aconchego de um chá, o conforto da manta nas tardes passadas no sofá a ver filmes ou as séries do momento e, principalmente, as datas que se assinalam na época do frio. Mas ainda não vou falar do Natal, calma.

Ainda há dias celebrámos o Halloween, para uns, ou o Pão-por-Deus, para outros, e já temos aí outra entidade para 'venerar'... "Quem quer quentes e boas!" O São Martinho é já no domingo! Aaaah, e o que eu adoro uma boa castanha assada comprada nas ruas, numa tarde fria, mas sem chuva, a passear pela capital! Podemos até assá-las em casa, e sabem bem na mesma, mas o encanto que é andar a passear pelas ruas e, de repente, sentir o aroma a castanha assada que me faz 'correr' até ao assador de castanhas parado na esquina, é inigualável! Ora aqui está uma santidade que gosto de 'venerar', valha-me São Martinho na estação fria!

Mas para que está a miúda para aqui a falar do frio, de castanhas e do São Martinho? É que na caixa de e-mail do blog acabou de entrar um mail sobre a iniciativa da Biblioteca Municipal de São Domingos de Rana, a 'nossa' biblioteca, que tem preparado um espetáculo de leitura encenada para a noite da véspera do Magusto! "Na Fogueira de São Martinho" vão contar-se estórias, lendas, mitos e fábulas e vai descobrir-se o verdadeiro sabor das castanhas! Só tens de reservar o teu lugar nesta 'fogueira' da BMSDR!

Susana Figueira

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.