Open Day do Armazém - Capítulo III

showcooking, Souk Mercado do Mundo, open day do armazém

Era uma vez uma abóbora


Acho que posso dizer que o Open Day do Armazém foi um dia muito doce. Por todas as razões e mais uma - o showcooking a cargo da Cláudia Silva Mataloto (Fruta da Época) e da Daniela Azeredo (Souk Mercado do Mundo). O ingrediente principal e comum nas duas receitas foi a abóbora, típica desta estação do ano. 


Showcooking, Open day do armazém, no souk mercado do mundo


A Cláudia foi a primeira a entrar em cena e a abóbora aos poucos foi-se transformando, não em carruagem dourada, mas num delicioso bolo. Pelo público foram surgindo perguntas e uma grande vontade de provar a iguaria. A chuva que caía teimosamente combinava na perfeição com o cheirinho que se ia sentido na sala do Souk. 

Showcooking, bolo de abóbora, open day do armazém

Showcooking, bolo de abóbora, open day do armazém

Quando a Daniela Azeredo anunciou que a sua abóbora se ia transformar em Marshmallows todos se agitaram na sala. Até os mais céticos que, como eu, não gostam deste doce tão popular nos Estados Unidos da América, ficaram curiosos. Por esta altura, os transeuntes espreitavam pelas janelas. Narizes quase colados aos vidros.

Showcooking, souk mercado do mundo

Showcooking, open day do armazém

No fim, todos provaram as delícias de abóbora e ficou a promessa de partilharmos as receitas, aqui, no blog.

showcooking, open day do armazem

As Receitas

Delícia de Abóbora

Ingredientes

400 gramas abóbora limpa 
100 gramas cenoura limpa 
250 gramas açúcar amarelo 
1 laranja 
2 paus de canela 
2 gramas de Erva doce moída 
50 gramas de Azeite 
150 gramas Miolo de amêndoa 
4 ovos
100 gramas de Farinha
4 gramas de Fermento em pó

Confeção

Corte a abóbora e a cenoura em pedaços. Leve ao lume com o açúcar, a raspa e o sumo da laranja, os paus de canela e a erva-doce. Deixe cozer cerca de 20 minutos, destapado. Reduza a puré com a varinha mágica e acrescente o azeite, o miolo de amêndoa e os ovos. Misture bem os ingredientes. Acrescente a farinha com o fermento, pouco a pouco, envolvendo bem. Unte uma forma redonda com azeite e cubra o fundo com papel vegetal. Polvilhe com farinha. Verta a massa do bolo e leve ao forno, a 180 ºC, cerca de 30 minutos.

Mousse de Requeijão e Laranja (para servir com o bolo)

Ingredientes

1 requeijão
100 ml de natas
sumo e raspa de 1/2 laranja 
1 colher de sopa de mel

Confeção

Prepare 30 minutos antes de servir. Passe o requeijão no passador. Junte o sumo e a raspa da laranja e envolva. Acrescente o mel. Bata as natas e envolva. Leva ao frigorífico até ao momento de servir (não deve ser preparado com muita antecedência para não se perder a consistência).

Showcooking, open day do armazém, bolo de abóbora

Cláudia Silva Mataloto


Marshmallows de Abóbora

Ingredientes

3 folhas de gelatina 
1 dl de água + água para demolhar a gelatina
6 colheres de sopa de Compota de Abóbora Souk

(Para esta receita necessita de uma batedeira de braço)

Confeção

Demolhe as folhas de gelatina. Leve as 6 colheres de sopa de compota de abóbora SOUK ao lume numa frigideira. Aqui pretende-se reduzir a 2/3 a compota até se obter uma consistência mais espessa. Deixe arrefecer um pouco. Dissolva a gelatina em 1 dl de água morna (até 40 ºC).  Coloque a mistura da gelatina na batedeira e comece a bater em baixa velocidade. Assim que a gelatina começar a levantar espuma vá aumentando a velocidade. Quando a gelatina dobrar de tamanho (+- 8 minutos) comece a adicionar lentamente a compota (que deverá estar morna) sem parar a batedeira. Continue a bater por mais 8 minutos. Coloque num recipiente untado com óleo e deixe repousar de um dia para o outro. Desenforme e corte em cubos. 

Nota: Para que os marshmallows aguentem mais, pode envolvê-los numa mistura de 4 colheres de sopa açúcar em pó para 1 colher de sopa de amido de milho. 


Showcooking, open day do armazém

Daniela Azeredo

❤❤❤❤❤


A abóbora é um dos legumes mais característicos de outono. Familiar do pepino, da curgete e do melão e, tecnicamente, um fruto. Pode ser usada para preparar cerveja, ralada e em puré, para preparar bolos ou em outras confeções mais tradicionais entre nós como em sopa, sonhos, papas e doces. As folhas, flores e sementes também são comestíveis. Muito pouco calórica, é rica em vitamina A, C e B6 e pelo seu conteúdo em fósforo, cálcio, ferro e magnésio.

Showcooking, open day do armazém

Rosarinho

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.