Um Livro Debaixo da Asa e o gato Bob

O que aprendi com Bob de James Bowen

Nós não resistimos a bom desafio e se tiver livros pelo meio é garantido que nem pensamos duas vezes. O nosso Clube de Leitura "Livros à Sexta" vai de vento em popa mas como livros nunca são demais e como nos encaixamos na categoria de livrodependentes, aceitámos o desafio do Clube Literário "Um Livro Debaixo da Asa" com a curadoria da querida Joana Clara do blog "Às Cavalitas do Vento". 

A proposta para o mês de janeiro era ler um livro com um animal no título. A Joana sugeriu alguns títulos da sua biblioteca particular e na pilha de livros apresentada, em fotografia (linda), no Instagram estava lá "O que aprendi com Bob" de James Bowen. Imagina!

um livro debaixo da asa


Claro que esse foi o livro eleito!!! Nem a propósito. Em novembro, se te lembras, fomos conhecer o James e o Bob à Bertrand do Chiado. Altura em que o livro foi lançado em Portugal com a chancela da Porto Editora. Um final de tarde inesquecível devo-te dizer. 

lançamento do livro "O que aprendi com Bob"

Já lemos o livro e queremos partilhar, aqui, contigo e com as livrodependentes do Clube Literário "Um Livro Debaixo da Asa", aquilo que aprendemos com o Bob.

James, o fiel amigo deste gato tão especial, conta ao longo de 158 páginas as lições de vida que aprendeu com Bob. Um ser que apareceu na vida dele e que teve a capacidade de promover um verdadeiro milagre. Dois seres que se ajudaram, que cresceram juntos e que hoje são amigos verdadeiros e inseparáveis. Dois sobreviventes que souberam agarrar a segunda oportunidade que a vida lhes ofereceu.

À medida que íamos lendo o livro, o nosso rosto esboçava um sorriso espontâneo, que refletia o pensamento "É mesmo isto"!! As reações, as posturas, as atitudes imprevisíveis, a simplicidade, as rotinas de Bob revelaram a James que nós, humanos, temos muito a aprender com os animais. 

O que aprendi com Bob


O livro está dividido em 6 partes e cada uma delas está direcionada para uma determinada temática. Bob ensina-nos muitas coisas sobre: amizade, felicidade, tirar o melhor partido da vida, ultrapassar desafios, respeitarmo-nos e no fim ainda, nos oferece pequenas lições que nos ajudam a tornarmo-nos maiores todos os dias: nunca desistir, confiar na nossa intuição, ter coragem para pedir ajuda, ver o lado positivo das coisas, ter esperança e estar sempre atentos às oportunidades.

O que nos encantou neste livro foi a riqueza da sua simplicidade. Um relato de situações vividas por James e Bob, escritas de forma descomplicada toca-nos o coração. Faz-nos parar e refletir. Se fossemos mais como o Bob e menos como as pessoas complicadas que somos, a nossa vida fluiria como o vento, como um rio que se dirige para o mar. 

James e Bob, dois amigos que têm muito para nos ensinar. Se já gostávamos desta dupla, agora eles conquistaram uma lugar ainda mais especial no nosso coração.

"Mantém o rosto voltado para o sol e as sombras ficarão para trás".

Livros de James Bowen


Rosarinho

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.