As miúdas na apresentação do Peixe em Lisboa


Engraçado… agora que olho para trás, realizo que sempre foi um alimento muito presente na minha vida. Embora em miúda (ainda mais miúda, claro) torcesse um bocado o nariz quando a minha mãe me apresentava o prato. No entanto, tal como as sopas quando somos crianças, agora em idade adulta, é das melhores refeições que me podem pôr à frente! Estou a falar-te de… Peixe!

É que, na passada 4.ª feira, as miúdas, e o miúdo Beto Kavalcante, estiveram na apresentação/revelação dos menus dos chefs/restaurantes que vão marcar presença na 12.ª edição do Peixe em Lisboa - Lisbon Fish & Flavours, que decorre de 4 a 14 de abril no Pavilhão Carlos Lopes. E, deixa-me que te diga, saímos de lá deliciados!



Não só pelas iguarias que tivemos oportunidade de provar, tudo maravilhoso, mas também pela oportunidade de falarmos com alguns dos mais prestigiados chefs da atualidade do país, e que se estreiam no evento! E ainda por cima, dois deles com ligação a Cascais! Estás a sentir o nosso entusiasmo, certo? Pudemos falar com o chef Miguel Laffan, que assume a cozinha do restaurante Porto de Santa Maria, no Guincho, a chef Laura Rocha, do restaurante Monte Mar, igualmente no Guincho, e a chef Marlene Vieira conhecida pela sua cozinha de sabor tão português e com um espaço no Time Out Market em Lisboa.


  
Espreita só os menus que vais poder degustar

Porém, enquanto aguardávamos o início do evento, tivemos a oportunidade de falar com Duarte Calvão, diretor do Peixe em Lisboa, que referiu que este evento será, uma vez mais, um grande ponto de encontro entre chefs e amantes da gastronomia portuguesa. Uma boa maneira de celebrar a qualidade e a diversidade dos peixes e mariscos portugueses.



Mas, além dos três nomes maiores da alta cozinha nacional atual com quem conseguimos falar, a edição deste ano do Peixe em Lisboa conta ainda com as estreias da Taberna Macau, que tem o chef André Magalhães ao comando, e o Tágide, nas mãos do chef Gonçalo Costa.

A completar o 'menu' do evento, e já 'veteranos' nesta 'peixaria', temos os sabores do restaurante Arola, do chef Sergi Arola no Hotel Penha Longa, a versatilidade do peixe que tem mais de 1001 maneiras de se cozinhar pela Casa do Bacalhau, do chef João Bandeira, uma viagem pelos sabores moçambicanos com inspiração da cozinha portuguesa do chef João Pedrosa do Ibo, o exotismo da cozinha japonesa com a presença do exclusivo Kanazawa, do chef Paulo Morais, e, por fim, os refinadas iguarias do chef Pascal Meynard, aos comandos do Ritz Four Seasons.





Aromas e sabores

Chegámos um pouco antes da hora marcada, mas logo o sentido do olfato começou a despertar. Os fantásticos aromas que vinham da sala onde os chefs preparavam esta apresentação/degustação, inebriavam-nos. Mal podíamos esperar para provar as iguarias, e nem de longe fazíamos ideia das delícias que acabaríamos por provar. Chegada a hora, as portas abriram e lá entrámos na sala para descobrir este Peixe em Lisboa...


O nosso querido amigo Beto Kavalcante aproveitou a espera inicial para se refrescar com uma... Stella Artois.
É que isto de trabalhar com as miúdas dá sede ;-)

Palavra de chef

Da chef Laura Rocha, do restaurante Monte Mar, provámos uma deliciosa entrada fria de Sapateira com Torradas. Porém, no decorrer do evento vais poder deliciar-te com uma Sopa de Peixe, ou um Arroz de Polvo com Gambas e Amêijoas, no que a pratos principais diz respeito, e Queijinhos de Ovos para sobremesa, entre muitas mais iguarias com sabor a Cascais.


A Sapateira com Torradas da chef Laura Rocha

Logo 'ali' ao lado, estava a apresentação da chef Marlene Vieira que respondeu a uma curiosidade que as miúdas tinham sobre a relação dos chefs com o ingrediente rei do evento… Qual o peixe mais exótico que já cozinhou/preparou ou gostava de cozinhar/preparar? E a resposta da chef Marlene Vieira deixou-nos de boca aberta: "Não é bem um peixe, mas vive no mar, mais agarrado às rochas, e está a ser um desafio para mim... o pepino-do-mar!" A resposta despertou 'o Anthony Bourdain' que há em nós (o conceituado chef norte-americano já falecido, que correu mundo a provar as mais exóticas iguarias): "Chef Marlene, quando podemos provar o pepino-do-mar, por favor?" Enquanto isso não acontece, deliciámo-nos com a sua Sapateira e Guacamole, de comer e chorar por mais.



A Sapateira e Guacamole da chef Marlene Vieira

Por fim, lá conseguimos 'chegar' (literalmente, porque estava muito concorrido) ao chef Miguel Laffan, que regressou recentemente à sua terra natal. Sim, a nossa maravilhosa vila de Cascais! À frente da cozinha do Porto de Santa Maria, para o evento, o chef prepara um Cocktail de Camarão 2019 (proposta reinventada de um clássico muito apreciado na décadas de 70/80 em Portugal), que provámos e amámos. Porém, ficámos igualmente rendidas à originalidade dos nomes das propostas que compõem o menu do chef para o evento, a saber: A Russa e o Lavagante: Uma História de Amor, Bacalhau à Sr. Alves, da Ribeira claro, e para sobremesa um Tiramu Tu se Fores Capaz Ó... (só para referir algumas das delícias do chef nosso conterrâneo).

A espera para chegarmos à fala com o chef Miguel Laffan...

... que reagiu assim quando dissemos que também somos de Cascais!!!

O clássico Cocktail de Camarão 2019 reinventado pelo chef Miguel Laffan

❤❤❤❤❤

O que tens a fazer? Escolhe o teu lugar à mesa e deixa-te surpreender por novos sabores e saberes de preparação de um dos mais ricos e versáteis alimentos portugueses: peixe e marisco da nossa costa. Por aquilo que degustámos, uma coisa as miúdas e o miúdo Beto Kavalcante te garantem: se gostas de experiências gastronómicas, a 12.ª edição do Peixe em Lisboa é o evento onde vais querer estar nos próximos dias! Já sabes, de 4 a 14 de abril, no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa!

Susana Figueira & Rosarinho







Fotos: das miúdas e do Beto Kavalcante, e algumas cedidas pela organização

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.