Os 3 segredos por detrás do sucesso do III Festival de Dança GIPA

Art'Dance
    Foto - Fábio Timóteo

Podia chegar aqui e contar-vos tintim por tintim como foi o III Festival de Dança GIPA. Até podia ficar um post giro. Mas apeteceu-me fazer diferente. Eu acompanhei a organização, eu estive lá desde o início, andei pelos bastidores, subi ao palco e diverti-me muito. Mas também estive atenta. Portanto achei que seria muito mais interessante se vos revelasse os 3 segredos por detrás do sucesso deste festival.



1. A Dedicação
Desde que o convite chegou para apresentar, pela segunda vez, o festival de Dança do Grupo de Instrução Popular de Amoreira, organizado pelas miúdas do Art'Dance que fui estando atenta a todas as movimentações. Até porque eu queria ajudar na divulgação. Fui-me mantendo por perto. E por isso é com toda a certeza que vos digo que um dos segredos para o sucesso foi a dedicação. Uma dedicação recheada de amor, vontade de fazer bem e uma grande paixão pela dança e pela sua divulgação. Nada foi deixado ao acaso, não havia pontas soltas, sentia-se uma confiança salpicada de nervosismo o que é natural. O Festival cresceu em 3 anos e a responsabilidade também. Elas são muito jovens, mas têm um sentido de missão tremendo. É sempre um prazer enorme estar ao lado destas miúdas num dia, assim, tão especial. Gosto de trabalhar com elas e o meu coração dança ao ritmo da alegria estampada em cada rosto. A direção do GIPA estava lá, orgulhosa e dar uma mãozinha no que fosse preciso. Gerações diferentes que juntas fizeram a magia acontecer. 

III festival de dança GIPA
     Foto - Fábio Timóteo

2. O Público
Quando subi ao palco com o coração na boca e a adrenalina no máximo, senti a energia dos aplausos... eu ainda não tinha dito nada e o público aplaudia entusiasmado. Tentei ver para além dos focos de luz apontados na minha direção e vi uma casa cheia de gente feliz. Gente que estava verdadeiramente ali a viver aquele momento. Sentia-se a excitação no ar e uma grande ansiedade para que o espetáculo começasse. Porque o palco era dos artistas que esperavam a sua oportunidade para mostrarem a garra de que eram feitos. Ao longo de todo o Festival o público foi exemplar. Aplaudiu, emocionou-se, gritou e tenho a certeza que tirou o pé do chão. Todos os grupos de dança foram acarinhados. Todos se sentiram abraçados. Naturalmente, um público assim é um dos segredos para o sucesso de qualquer espetáculo.


     Foto - Fábio Timóteo


III Festival Dança GIPA
     Foto - Paulo Silva


III Festival de Dança GIPA
   Foto - Rimasara

3. Os grupos de Dança
Cheguei cedo naquele dia e fui assistindo aos ensaios. Rapidamente percebi que, apesar de estilos diferentes, todas as coreografias tinham o seu encanto muito especial. Os grupos empenharam-se no vestuário, nos penteados, na maquilhagem, na música... Deram o melhor de si, revelando em cada passo que a dança faz parte da sua essência. Nos bastidores assisti de perto ao nervosismo, ao brilho nos olhos, aos sorrisos após os aplausos. Dancei com eles por detrás das cortinas ao ritmo da sua energia. Senti-me uma privilegiada por testemunhar de perto aqueles momentos que o público não vê. Enganos nas coreografias, podem ter havido, somos humanos. Mas que importa? Nada disso importa mais do que o movimento apaixonado do corpo, do que o pulsar acelerado do coração, do que a energia que flui por todos os poros da pele... Por isso, todas as coreografias foram perfeitas. Porque quando sabemos que sai de nós, quando temos a certeza que demos o nosso melhor, então, atingimos a perfeição. O sucesso deste festival esteve em cada pessoa fantástica que dançou naquele palco.


III Festival de Dança GIPA
III Festival de Dança GIPA
III Festival de Dança GIPA
     Fotos - Fábio Timóteo

Sinto-me muito grata por ter apresentado as estrelas do Festival. Só tenho de agradecer ao GIPA e ao Art'Dance a confiança que têm no meu trabalho. Quero também dizer que este dia foi, ainda, mais especial porque tive ao meu lado o novo miúdo do blog, o Beto Kavalcante, que me acompanhou do início ao fim. Fez fotografia, filmou, ajudou nas entrevistas e preparou um vídeo muito giro (legal) com um resumo de todas as exibições. Por fim, agradeço à Shanna Boutique que me vestiu. O meu outfit fez sucesso ;)

Shanna Boutique
                              Foto - Beto Kavalcante


Para o ano há mais. Fica a promessa de que voltarei a subir ao palco e quem sabe acompanhada...

Rosarinho

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.