Fruta da Época, by Cláudia Silva Mataloto

Mojito da Horta, by Fruta da Época

Com o verão a chegar vamos abrir a época das tardes ao ar livre. Vamos brindar com amigos o por do sol e a praia.  

A pensar na estação que nos enche de alegria, a Fruta da Época sugere-te uma bebida com algum teor de álcool, pepino e flor de sabugueiro. Parece estranho, mas não é. Já provei e o resultado é uma explosão refrescante e surpreendente.


Para esta receita os ingredientes principais foram a flor de sabugueiro e o pepino e por isso foi necessário uma ida ao campo é à horta. Aqui a miúda fica logo entusiasmada quando é chamada a ajudar a chef. Lá fui eu com a Cláudia colher flores de sabugueiro. Quando nos juntamos acontecem sempre peripécias, tu já sabes e desta vez não foi diferente. Mas qual a piada de sairmos para procurar o ingrediente perfeito sem uma aventura pelo meio? Precisamos disto para adocicar a vida (e este tipo de açúcar é saudável).

Flor de sabugueiro

pepino

Saímos entusiasmadas. A tarde estava linda e o sol convidava para uma ida ao campo. Estávamos preparadas para apanhar muitas flores de sabugueiro mas fomos apanhadas pelas silvas!!! As flores brancas que iriam fazer o xarope para o nosso Mojito, estavam fora de alcance. A sua fragrância frutada fazia troça de nós. A Cláudia avançou corajosamente, esticou-se, inclinou-se, emaranhou-se nas silvas. Ficou toda arranhada e das flores nada.  Eu fazia vídeos e ainda brincava com a situação, mas não me livrei de levar um arranhão quando me armei em heroína e achei que conseguia chegar ao arbusto florido. 

sabugueiro

apanhar flor de sabugueiro

Resolvemos caminhar mais um pouco na expectativa de encontrar um sabugueiro acessível. Todos eles mirava-nos de pontos altos ou rodeados de silvas. Fomos à procura de um tronco caído que talvez ajudasse na tarefa de trazer até nós um dos seus ramos floridos. Nada! Quase em desespero e de regresso ao carro, pensando num outro local onde pudéssemos ser bafejadas pela sorte, eis que junto à beira da estrada uma árvore carregada de flores brancas nos acenou. Momento celebração. E assim conseguimos apanhar o suficiente para o nosso xarope de flor de sabugueiro.

apanhar flor de sabugueiro

flor de sabugueiro

Faltavam os pepinos. Olhei para o relógio que me dizia que aquele não era o dia para conhecer a horta da nossa chef que faz parte de um projeto muito interessante da Cascais Ambiente. Ando há meses para conhecer estes espaços que são atribuídos aos habitantes de Cascais a título gratuito e que se situam em terrenos municipais. A horta da Cláudia está integrada nas Hortas Comunitárias do nosso concelho. O verdadeiro regresso à terra! 

horta comunitária

E agora desafio-te para experimentares esta receita e convidares os teus amigos para um brinde ao verão! Saúde!

Rosarinho

❤❤❤

um brinde


Mojito da Horta
14 px
(Vais precisar de voltar a esta receita para saberes como se prepara o xarope de sabugueiro)

Ingredientes
8 folhas de menta
25 ml de xarope de flor de sabugueiro
15 ml de sumo de lima
50 ml de gin
50 ml de sumo de pepino
Água gaseificada q.b.

Modo de confeção
Descasca o pepino, retira as sementes e coloca-o num copo misturador. Coa o sumo e reserva. Junta a menta picada, o xarope de flor de sabugueiro, o sumo de lima, o gin e o sumo de pepino. Agita. Coloca num copo alto, com algumas pedras de gelo e acaba de encher com água gaseificada.


Esta é uma versão alternativa e estival ao clássico Mojito, com rum.


Cláudia Silva Mataloto


Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.