'Sozinha em casa' com… a bicharada


Esta miúda vive numa moradia familiar.

Irmã, cunhado e o meu xoné favorito no piso de cima, com um peixe e uma gata.

Eu e os pais no piso de baixo, com quintal, uma cadela e um pássaro.

E, depois de 21 anos a morar num T2, num terceiro andar, uma das vantagens que passas a ter por viver numa moradia é que mais facilmente podes ter animais de estimação de médio/grande porte. Sim, é certo que apartamento dá para ter gatos, mas eu sou mais uma dog person, ok. Apesar de, desde miúda, sempre ter tido muito medinho, ou melhor, reagir muito mal diante de cães desconhecidos… e mesmo conhecidos, vá-se lá saber quando fecham a boca!

Como podes imaginar, quando a família mudou de armas e bagagens para a moradia, passámos a ter cãezitos, claro. O primeiro foi um 'arraçado' de labrador, o Pongo (em homenagem ao protagonista de "101 Dálmatas", que era visto e revisto pela minha sobrinha, na altura piquena, umas 100 vezes ao dia!), que rapidamente percebemos que tinha mais de 'vagabundo' do que de dálmata! ;-) Mas muito castiço!

Depois do Pongo veio o Toby (como o cão do filme de animação "Papuça e Dentuça"... sim, lá por casa as crianças têm a última palavra em determinados assuntos), um castro laboreiro lindíssimo e bem pachorrento! Um amor! A seguir ao Toby, fizeram parte da família o Freddy (este já vinha registado e mantivemos o nome) e a Nala (sim, a melhor amiga do Simba de "O Rei Leão"... eu avisei), dois boxers! Adoráveis! Até hoje, a raça que mais gostei de ter!


A 'dona disto tudo' :-p 

Atualmente, a dona lá do pedaço todo é mesmo a Yuki, que já deu nas vistas aqui pelo blog. É cruzada de pitbull e pastor alemão 👆 e é linda de morrer… mas uma destravada de primeira! Minha nossa! Enfim, tudo o que se quer num animal de estimação, right!

Mas por que estou eu para aqui a 'descrever-te' uma lista dos cãezitos que já fizeram parte da família (claro, sempre a par de pássaros e peixes, ok)? É que, neste momento, está tudo de férias, menos moi-même! O que é que isso significa? Estou, literalmente, 'entregue à bicharada' toda!!! A nossa e mais um 'hóspede' que foi lá passar as férias… dos tios! Um canário que, assim que nos aproximamos da gaiola, abre o bico e as asas!!! Irra, feitiozinho! 

Ora, a minha vidinha por estes dias parece uma rapsódia de filmes sobre animais! Uma só pessoa tratar desta 'malta toda' tem muito que se lhe diga e a minha primeira manhã com essa tarefa começou logo bem! Not!

O 'hóspede'

O 'da casa'

Quando disse a mim mesma "bora lá", comecei pela passarada… só que, como se estivesse alguém atrás de mim a dar-me um safanão no braço, a primeira coisa que consegui fazer foi espalhar alpista no chão por todo o lado, na varanda, onde está o 'hóspede'! 😵 "Ok, Susana, inspira, expira e não pira! Agora pega na vassoura e apanha isto tudo! Ou seja, mais trabalhinho a juntar ao 'pouco' que já tens! Obrigada, segunda-feira!" Canário, check! :-p



Avança para o quintal. Regar a horta pela fresca. Figueira, tomateiros, morangueiros, abacateiro, framboesas, mirtilos, plantas… Até que correu bem! Sempre com a Yuki atrás de mim, exceto quando vê a água, porque gosta dela mas é bem longe do seu pelo. Apanhar os 'presentes' da malandrinha, espalhados pelo quintal. Check! Calma, não me esqueci de alimentá-la, é que esta menina faz a refeição ao final do dia. Só lhe renovei a água fresca para beber, que isso é que não pode faltar durante o dia. Horta, check!


Figueira, what else? :-)

Os tomates da família :-p
 
Está na hora de ir ao andar de cima tratar da mais nova 'sobrinha', a Lucy! Assim que meto a chave à porta, está logo ali na entrada à espera e recebe-me com um longo e demorado 'miaaaaauuuuu'! Posso dizer-te que esta gata, até hoje, nunca quer muita 'conversa' comigo. Deve 'cheirar-lhe' que não sou muito fã de felinos. No entanto, agora, como está com saudades do pessoal da casa… é que não me larga! Tenho de ter cuidado, porque vai aos 's' à minha frente! E mia e ronrona e roça-se nas minhas pernas, mesmo a pedir atenção. Hahaha mana, quando regressares prepara-te que vais ter um amuo daqueles! Dar-lhe de comer e água é tranquilo, correu bem... quer dizer, consegui cortar-me no saco da comida. Estás a ver aqueles cortes que fazes com papel? Pois. Mas, pessoas lindas, limpar a caixa da areia é que não… minha nossa, como é que é possível!? Uma coisa tão pequena e um cheiro tão intenso!!! Aaarrrrgh! Mana, vais 'pagar-me' isto muito bem! Gata, check!

A 'sobrinha' mais nova, Lucy

Olha, olha, a brincar com a 'tia'!

Não é "um peixe chamado Wanda", mas este anda na 'mira' de uma tal de Lucy

Bem, o principal é não me esquecer de nenhum dos cinco bicharocos que habitam lá pela casa por estes dias! E mais as plantas e os tomateiros e os morangueiros… hmmm… será que deixei escapar algo?! Aaaah, o nosso pássaro e o peixe!!! Logo mais, tenho de ir mimar estes dois, depois do trabalho e do treino... Estás a ver a minha vidinha, não estás?! Parece que estou numa versão 4D de "Jumanji", só que com menos selva!

E tu tens animais de estimação? Também falas com eles? Eu falo, lembro-me logo do filme "A Vida Secreta dos Bichos" e imagino as respostas! hehehe Conta-nos tudo!

Susana Figueira


Nota: A produção deste post não implicou qualquer 'sofrimento' dos animais expostos... foi mais da 'cuidadora'! Aiiiiiiiiii!

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.