Livros à Sexta: 'Nova temporada'



Foi já cheias de saudades e com grande entusiasmo que, na sexta-feira passada, voltámos a juntar-nos em mais uma sessão do Clube de Leitura - "Livros à Sexta"! Somos já uma espécie de série televisiva (sem passarmos na TV, claro) e entrámos assim na terceira temporada destes encontros à volta dos livros! A ansiedade com que esperamos pelo 'próximo episódio' começa a ser parecida com aquela com que aguardamos a nossa série favorita. ;-)

E, se bem te lembras, quando "o lobo apagou as velas", em junho, revelámos que a nova temporada iria inaugurar também ela uma nova dinâmica… em vez de lermos todos o mesmo livro, temos a liberdade para escolher o que ler, de acordo com um Tema sugerido! E, pelo que pudemos assistir na sexta-feira, esta mudança é uma aposta ganha! O Tema que trazíamos na bagagem para as férias era Biografia. Este 'primeiro episódio' prometia...



Se foi com uma história de 'educação e superação' que o novo enredo começou ("Educated", Tara Westover - Fátima), magistralmente passámos para um 'pezinho de dança' pelos horrores do holocausto ("A Bailarina de Auschwitz", Edith Eger - Luísa Cipriano), para, logo depois, voltarmos à simplicidade do encantador universo d'"O Principezinho", que já passou pelo Clube de Leitura ("Saint-Éxupery, Vida e Morte do Principezinho", Paul Webster - Vanessa Casais). De seguida, o futuro apresentou-se-nos à mesa, através de um homem que o "está a inventar" ("Elon Musk, o Génio que está a inventar o nosso futuro", Ashlee Vance - Ricardo). Se, até aqui, já tínhamos viajado ao passado e ao futuro, o presente revelou-se-nos através de "uma vida com banda sonora" ("Baluartes - Episódios de uma vida com banda sonora", Diogo Lopes - a minha leitura). 


Foto gentilmente cedida pela Vanessa Casais :-)
 


A meio deste 'episódio' voltámos uma vez mais ao passado, para conhecer um dos Founding Fathers dos EUA que se revela exímio na gestão do tempo ("Benjamin Franklin - Autobiografia", Benjamin Franklin - Marisa Sousa), mas também regressámos ao cenário da II Guerra Mundial para descobrirmos aquele que é considerado o 'Schindler' português ("Aristides Sousa Mendes - Um Homem Bom", Rui Afonso - Rosarinho). E se iniciámos esta temporada a descobrir mulheres fortes, que souberam resistir às contrariedades da vida, terminámos com dois enormes exemplos de perseverança e determinação. Os momentos finais deste 'primeiro episódio' da nova temporada de "Livros à Sexta" passaram pelas lutas internas e excentricidade fora de época de uma pintora mexicana ("Frida Kahlo", Maria Hesse - Rosarinho, sim, esta miúda aproveitou as férias e leu 2 biografias), para aquela que é, atualmente, um modelo de sucesso no feminino, uma mulher profundamente humana sinónimo de coragem, persistência e humildade ("Becoming", Michelle Obama - Catarina Vitorino).




Numa espécie de 'director's cut' desta temporada, a nossa querida Margarida Rebelo 'fugiu' ao tema e falou-nos um pouco dos livros que está a ler de momento, que não são biografias: "Verão Quente", de Domingos Amaral, e "Energia sem Limites", de Deepak Chopra. Ok, desculpámos o 'desvio', até porque a Margarida foi a feliz contemplada no sorteio de mais um livro oferecido pela Porto Editora (obrigada!!!), "Lá, onde o vento chora", de Delia Owens. 



E, como estamos sempre a dizer, todos são bem-vindos a este Clube de Leitura, tenham ou não lido um livro. Claro que é melhor quando levamos as 'cenas estudadas', mas ainda assim é um fim de semana que começa sempre em grande!

Além do mais, este (re)encontro deu-nos ainda a conhecer, através da biografia de Antoine Saint-Éxupery, a mais recente 'contratação' do elenco desta nova temporada, a Vanessa Casais (que já prometeu trazer o marido da próxima vez)! Muito bem-vinda, Vanessa!


Assim, no Dona Flor Café & Bistrô, naquele final de dia, entre um virar de página e uma garfada nas deliciosas tartines, entre a leitura de uma passagem e um gole no copo de vinho ou de chá frio, partilhámos, sugerimos, discutimos (aquelas discussões saudáveis, ok) e brindámos a esta 'nova temporada' de leituras!

É agora que vais juntar-te a nós? Esperamos por ti no próximo dia 25 de outubro, data em que 'exibimos' o segundo episódio da nova temporada de "Livros à Sexta"! O próximo tema foi lançado pela Fátima… Herança é a temática, estando assim lançado um desafio à nossa criatividade! E esta miúda acha que já descobriu a sua "herança"!

Susana Figueira


Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.